Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à avaliação do estado nutricional, identifique a afirmativa errada. a. O padrão de crescimento ideal deve ser obtido de populações compostas por indivíduos que tenham usufruído da oportunidade de desenvolver plenamente o seu potencial. b. Os indicadores antropométricos são essenciais no diagnóstico da desnutrição proteico-calórica. c. O déficit de estatura para idade em crianças indica desnutrição recente. d. Segundo a OMS, baixo peso ao nascer é definido como peso inferior a 2500 gramas. e. Uma das desvantagens da avaliação nutricional em crianças é a dificuldade em aferir as dobras cutâneas.
User badge image
Marilu Mendes Nutrição

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa errada é a letra d. Segundo a OMS, baixo peso ao nascer é definido como peso inferior a 2500 gramas apenas em países em desenvolvimento, enquanto em países desenvolvidos é considerado peso inferior a 2500 gramas.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na avaliação antropométrica em pediatria são utilizados índices como parte essencial da interpretação das medidas antropométricas, sendo constituídos a partir de duas ou mais medidas antropométricas. Julgue V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas a seguir.
( ) Peso para a idade: em crianças de 6 meses a 7 anos é indicador de desnutrição aguda.
( ) Estatura para idade: A estatura para idade estima o estado nutricional passado ou crônico e é um indicador valioso de condição caracterizada por baixa estatura para a idade.
( ) Peso para a estatura: é um indicador sensível do estado nutricional passado. Não é muito útil, uma vez que é pouco sensível a mudanças do estado nutricional atual.
( ) Perímetro cefálico para a idade: é um indicador importante do crescimento do cérebro nos 3 primeiros anos de vida. Após 7 anos de idade, o crescimento do perímetro cefálico é tão lento que essa medida deixa de ter utilidade.
a. V, V, F, F.
b. V, F, V, F.
c. F, F, F, F.
d. V, V, V, V.
e. F, V, V, F.

Calcule o Escore-Z para o índice E/I de P.L.V., 9 anos, masculino, estatura 118 cm, tendo como referência:
a. Escore z = - 2,43
b. Escore z = 2,49
c. Escore z = - 2,62
d. Escore z = 2,62
e. Escore z = - 23,1

Na primeira consulta de pré-natal, a avaliação nutricional da gestante, com base em seu peso e sua estatura, permite conhecer seu estado nutricional atual e subsidiar a previsão do ganho de peso até o final da gestação. Considerando uma gestante com estado nutricional inicial classificado como adequado, segundo IMC, a previsão de ganho de peso, ao final da gestação é de:
a. 12,5 a 18,0 Kg durante toda a gestação.
b. 11,5 – 16Kg durante toda a gestação.
c. 7,0 a 11,5 Kg durante toda a gestação.
d. 7,0 Kg durante toda a gestação.
e. 10,5 a 16,0 Kg durante toda a gestação.

A avaliação antropométrica de gestantes tem como objetivo principal identificar desvios no peso pré-gestacional e/ou no ganho de peso durante a gestação, visando à elaboração de estratégias para um adequado estado nutricional materno e do feto. Analise as afirmativas a seguir acerca do tema em questão.
I. Peso pré-gestacional é definido como o peso medido até 1 mês antes da gestação.
II. Para gestantes de baixo peso, recomenda-se ganho de peso semanal de 0,7 kg nos segundo e terceiro trimestres e ganho de peso ao final da gestação de, no mínimo, 10,5 kg.
III. Considerando gestantes obesas, recomenda-se que a curva da evolução do IMC em relação à idade gestacional seja levemente descendente a partir do terceiro trimestre gestacional.
IV. Os valores de referência de ganho de peso trimestral e total para gestantes adolescentes são distintos dos utilizados para gestantes adultas. Deve-se considerar que gestantes adolescentes ainda estão em período de crescimento e desenvolvimento ósseo.
a. II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. Nenhuma está incorreta.

As medidas captadas pela antropometria podem ser sensíveis indicadores de saúde, de condição física, de desenvolvimento e de crescimento. Com relação às medidas antropométricas recomendadas para a avaliação nutricional, é correto afirmar que:
a. Apenas o Índice de Massa Corpórea (IMC) deve ser calculado.
b. Altura e peso são suficientes para todos os casos.
c. O peso corporal, a estatura/comprimento, Índice de Massa Corporal, circunferências (braço, cintura, quadril) e dobras cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular, suprailíaca, abdominal) são medidas que devem ser aferidas.
d. São desnecessárias para a avaliação nutricional.
e. Apenas peso corporal e dobras devem ser aferidos.

A avaliação do estado nutricional é um instrumento de grande importância para o diagnóstico nutricional; tem importância reconhecida tanto na atenção primária, para acompanhar o crescimento e a saúde da criança e do adolescente, quanto na detecção precoce de distúrbios nutricionais, como desnutrição e obesidade. Sobre a avaliação nutricional, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A circunferência do braço (CB) é uma medida muito utilizada na avaliação nutricional e demonstra a reserva de energia na área medida.
II. A sua medida deve ser realizada com o braço contraído ao longo do corpo, aferida no ponto médio adequadamente marcado, no hemicorpo esquerdo.
a. As duas afirmativas estão corretas e são complementares.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas a afirmativa I está incorreta.
d. As duas afirmativas estão incorretas.
e. As duas afirmativas estão corretas, mas não se complementam.

A avaliação do estado nutricional é um instrumento de grande importância para o diagnóstico nutricional e para o planejamento de ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças. Sobre a avaliação nutricional, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A massa gorda é acumulada na forma de tecido adiposo, de forma sempre homogênea e proporcional em nosso corpo.
II. As medidas que melhor refletem a massa gorda são: área muscular do braço, circunferência muscular do braço e dobra cutânea do tríceps.
a. As duas afirmativas estão corretas e são complementares.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas a afirmativa I está incorreta.
d. As duas afirmativas estão incorretas.
e. As duas afirmativas estão corretas, mas não se complementam.

A avaliação nutricional nos possibilita identificar a condição de saúde de um indivíduo, influenciada pelo consumo e utilização de nutrientes, identificada pela correlação de informações obtidas a partir de estudos físicos, bioquímicos, clínicos e dietéticos.
Com relação à antropometria, leias as afirmacoes e assinale a alternativa correta.
I. Permite identificar a presença de distúrbios nutricionais.
II. Método com utilização de técnicas não invasivas e obtenção rápida de resultados.
a. As duas afirmativas estão corretas e são complementares.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas a afirmativa I está incorreta.
d. As duas afirmativas estão incorretas.
e. A afirmativa I está incorreta, mas é complementada pela afirmativa II.

Classifique o índice de comprimento/estatura para a idade de um menino com 4 meses, com peso de 6,3 Kg e comprimento de 61,5 cm, sendo o escore-z comprimento/idade = -1,1 dp.
a. Muito baixa estatura para a idade.
b. Comprimento/estatura acima do esperado para a idade.
c. Comprimento/estatura adequado para a idade.
d. Para a avaliação é fundamental a construção de um histórico clínico da criança.
e. Baixa estatura para a idade.

Mais conteúdos dessa disciplina