Buscar

Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre estrutura sintagmática, assinal...

Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre estrutura sintagmática, assinale a alternativa correta:

Na sentença 'João chutou a bola' (voz ativa), é possível determinar quem realizou a ação, tendo em vista os marcadores sintagmáticos.
Na sentença 'A bola foi chutada por João' (voz passiva), é possível determinar quem realizou a ação, tendo em vista os marcadores sintagmáticos.
Em ambas as sentenças (voz passiva e ativa), é possível determinar quem realizou a ação, tendo em vista os marcadores sintagmáticos.
Na sentença 'A bola foi chutada por João' (voz passiva), não é possível determinar quem realizou a ação, porque os marcadores sintagmáticos se confundem.
A) Na sentença 'João chutou a bola' (voz ativa), não é possível determinar quem realizou a ação, porque os marcadores sintagmáticos se confundem.
B) Na sentença 'A bola foi chutada por João' (voz passiva), não é possível determinar quem realizou a ação, porque os marcadores sintagmáticos se confundem.
C) Em ambas as sentenças (voz passiva e ativa), não é possível determinar quem realizou a ação, porque os marcadores sintagmáticos se confundem.
D) Tendo em vista os marcadores sintagmáticos, é possível determinar quem realizou a ação em ambas as sentenças (voz passiva e ativa).
E) É possível determinar quem realizou a ação apenas na sentença 'João chutou a bola', porque, na sentença 'A bola foi chutada por João' (voz passiva), o marcador sintagmático fica confuso.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Tendo em vista os marcadores sintagmáticos, é possível determinar quem realizou a ação em ambas as sentenças (voz passiva e ativa).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais