Buscar

A Constituição Federal de 1988 prevê, em seu artigo 153, inciso VII, a criação, pela União, do imposto sobre grandes fortunas; entretanto, até a pr...

A Constituição Federal de 1988 prevê, em seu artigo 153, inciso VII, a criação, pela União, do imposto sobre grandes fortunas; entretanto, até a presente data, a União não instituiu o referido tributo. A esse respeito, pergunta-se: a) O direito de a União instituir o referido imposto caducou? b) A União poderia delegar competência aos estados para instituí-lo? Fundamente ambas as respostas.


a) Não, o direito de a União instituir o imposto sobre grandes fortunas não caducou, pois se trata de uma norma constitucional de eficácia limitada. b) Não, a União não poderia delegar competência aos estados para instituir o imposto sobre grandes fortunas, pois se trata de uma competência privativa da União.
b) Sim, o direito de a União instituir o imposto sobre grandes fortunas caducou, pois já se passaram mais de 30 anos desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. Sim, a União poderia delegar competência aos estados para instituir o imposto sobre grandes fortunas, desde que haja previsão legal para tanto.
c) Não, o direito de a União instituir o imposto sobre grandes fortunas não caducou, pois se trata de uma norma constitucional de eficácia plena. Sim, a União poderia delegar competência aos estados para instituir o imposto sobre grandes fortunas, desde que haja previsão legal para tanto.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Avaliativa A1 - Direito Tributario I - 1JUR18A
3 pág.

Direito Tributário I Universidade Veiga de AlmeidaUniversidade Veiga de Almeida

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa a) Não, o direito de a União instituir o imposto sobre grandes fortunas não caducou, pois se trata de uma norma constitucional de eficácia limitada. b) Não, a União não poderia delegar competência aos estados para instituir o imposto sobre grandes fortunas, pois se trata de uma competência privativa da União. Isso ocorre porque a Constituição Federal de 1988 prevê a possibilidade de criação do imposto sobre grandes fortunas pela União, porém, até o momento, esse imposto não foi instituído. A norma constitucional possui eficácia limitada, ou seja, depende de uma lei complementar para regulamentar sua aplicação. Além disso, a competência para instituir esse imposto é exclusiva da União, não podendo ser delegada aos estados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais