Buscar

A memória implícita é a capacidade de adquirir habilidades percepto-motoras ou cognitivas, através da exposição repetida a um estímulo ou atividade...

A memória implícita é a capacidade de adquirir habilidades percepto-motoras ou cognitivas, através da exposição repetida a um estímulo ou atividade; estas experiências só podem ser aferidas pela melhora no desempenho do indivíduo, já que não são expressas de maneira consciente ou intencional. BOLOGNANI, Silvia A. P.; GOUVEIA, Paula A. R.; BRUCKI, Sonia M. D.; et al. Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 58, n. 3B, p. 924¿930, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anp/a/JL3wcxd9YHT9WtLJ4tRtzgc/?lang=pt. Acesso em: 29 Jul. 2021. São exemplos de memória implícita: saber como cortar cabelos e lembrar da sua avó todas as vezes em que ouve uma música. saber andar de bicicleta e lembrar-se de sua festa de aniversário de 12 anos. saber explicar a fotossínsese e saber dirigir um carro. lembrar-se de seu professor preferido da escola e saber os conceitos de psicologia cognitiva. habituar-se a barulhos constantes e saber todas as capitais do brasil.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a primeira: "saber como cortar cabelos e lembrar da sua avó todas as vezes em que ouve uma música". A memória implícita é caracterizada pela aquisição de habilidades percepto-motoras ou cognitivas através da exposição repetida a um estímulo ou atividade, que não são expressas de maneira consciente ou intencional, mas sim pela melhora no desempenho do indivíduo. Os exemplos citados na alternativa A são exemplos de memória implícita, pois são habilidades adquiridas através da prática e da repetição.
0
Dislike0
User badge image

Augusto Moraes

Entre as opções fornecidas, as seguintes são exemplos de memória implícita:

  • Saber como cortar cabelos e lembrar da sua avó todas as vezes em que ouve uma música.
  • Saber andar de bicicleta e lembrar-se de sua festa de aniversário de 12 anos.
  • Habituar-se a barulhos constantes e saber todas as capitais do Brasil.

Esses exemplos se enquadram na definição de memória implícita, pois são habilidades percepto-motoras ou associações que foram adquiridas de forma não consciente ou intencional, e seu desempenho ou recuperação não dependem da recordação consciente dos eventos ou experiências anteriores. A melhora no desempenho ou a evocação dessas habilidades ocorre através da exposição repetida aos estímulos relacionados ou das atividades em questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais