Logo Passei Direto
Buscar

Fisiologia Humana

Colégio Objetivo
De acordo com a classificação dos tipos de neurônios, pode-se AFIRMAR:

Neurônios unipolares, que possuem um dendrito e um axônio, formam um processo contínuo emergindo do corpo celular. Também são designados como pseudounipolares, que estão distribuídos na substância cinzenta.
Outro tipo são os neurônios bipolares presentes no epitélio olfatório e gânglios do nervo vestibulococlear, que possuem dois axônios.
Os neurônios multipolares, que são a minoria dos neurônios do encéfalo e da medula espinhal, com diversos dendritos e um axônio.
Os neurônios sensoriais conduzem a informação proveniente de estímulos externos ou internos do organismo ao SNC, ao passo que os neurônios motores ou motoneurônios transmitem a resposta a músculos e glândulas.
Os interneurônios, que apenas estão presentes no SNP e são intermediários entre os neurônios sensoriais e motores, possuindo uma função integrativa (neurônios de associação).
A) 1 e 4 estão corretas.
B) 2 e 5 estão corretas.
C) 3 e 4 estão corretas.
D) 1, 2 e 5 estão corretas.
E) 3 e 5 estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a descrição fornecida, a alternativa correta é a letra C) 3 e 4 estão corretas. Isso porque os neurônios unipolares são designados como pseudounipolares e estão distribuídos na substância cinzenta, enquanto os neurônios multipolares possuem diversos dendritos e um axônio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1: Sobre os neurônios, é correto afirmar, EXCETO:
A) Os neurônios unipolares são encontrados em gânglios sensitivos do SNP, bem como são designados como pseudounipolares, que estão distribuídos na substância cinzenta.
B) Outro tipo são os neurônios bipolares presentes no epitélio olfatório e gânglios do nervo vestibulococlear, que possuem dois axônios.
C) Os neurônios multipolares, que são a minoria dos neurônios do encéfalo e da medula espinhal, com diversos dendritos e um axônio.
D) Os neurônios sensoriais conduzem a informação proveniente de estímulos externos ou internos do organismo ao SNC, ao passo que os neurônios motores ou motoneurônios transmitem a resposta a músculos e glândulas.
E) Os interneurônios, que apenas estão presentes no SNP e são intermediários entre os neurônios sensoriais e motores, possuindo uma função integrativa (neurônios de associação).


a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Vósas livres presentes na pele e demais tecidos dão a percepção de tato e pressão. Fazem parte dos receptores de tato, EXCETO:

A) Termorreceptores.
B) Discos de Merkel.
C) Terminais de Ruffini, terminações nervosas encapsuladas e com muitos ramos e que possuem adaptação.
D) Corpúsculo de Pacini.
E) Corpúsculo de Meissne.
A
B
C
D
E

As meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem as estruturas do SNC (encéfalo e medula espinhal). As meninges são chamadas de dura-máter, aracnoide-máter e pia-máter e estão situadas respectivamente:

A) Na região interna, média e externa.
B) Na região média, externa e interna.
C) Na região mais externa, média e mais interna.
D) Na região mais externa, interna e média.
E) Na região mais interna, externa e média.
A
B
C
D
E

Sobre patologias associadas ao sistema endócrino, é INCORRETO afirmar:

A) No hipotireoidismo há, clinicamente, níveis baixos do hormônio da tireoide, podendo ser decorrentes da síntese inadequada do hormônio, função inapropriada do parênquima da tireoide ou secreção ineficaz do TSH.
B) Na osteoporose uma significativa redução de massa óssea pode ocorrer especialmente em mulheres após a menopausa, pois há uma queda bastante acentuada de estrogênio; isso faz com que os ossos passem a absorver menos cálcio do que o necessário para seu equilíbrio, tornando-se porosos e extremamente frágeis.
C) Síndrome de Cushing: marcada pela hipersecreção de cortisol (pelo córtex da adrenal), tem como causas um tumor da adrenal ou situações em que se estimule a secreção de ACTH ou do cortisol. A patogenia do processo inclui a degradação de proteínas musculares, redistribuição da gordura corporal, pele da face ruborizada e estrias na pele do abdome, cicatrização lenta, hiperglicemia, osteoporose, fraqueza, hipertensão, suscetibilidade a infecções, resistência diminuída ao estresse e alterações súbitas de humor.
D) Síndrome androgenital: há uma síntese menor de androgênios suprarrenais, baixos níveis de dehidroepiandrosterona (DHEA) e androstenediona. Os sinais que podem ser observados são masculinização em mulheres, desenvolvimento precoce de pelos pubianos e axilares e supressão das gônadas em homens e mulheres.
E) Endometriose: destaca-se pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, podendo ser encontrado nos ovários, na região retrouterina, no colo do útero, na parede abdominal, nos rins, na bexiga urinária.
A
B
C
D
E

Na sinapse química, há liberação do neurotransmissor, que se liga a receptores presentes na membrana do neurônio seguinte e pode realizar uma inibição ou estimulação deste neurônio. Em relação a sinapse química, é INCORRETO afirmar:

A estrutura básica de uma sinapse é constituída pelo neurônio pré-sináptico, neurônio pós-sináptico, fenda sináptica, botões terminais (bulbos sinápticos terminais) e receptores.
A transmissão dos sinais ocorre quando o impulso nervoso alcança o terminal sináptico do axônio do neurônio pré-ganglionar.
O potencial pós-sináptico que permite a despolarização do neurônio pós-ganglionar é denominado potencial pós-sináptico excitatório (PPSE). O potencial pós-sináptico suscita a hiperpolarização da membrana pós-sináptica e pode ser inibitório, sendo chamado de potencial pós-sináptico inibitório (PPSI).
O neurotransmissor é dispensado nos conexons e acessa o neurônio pré-ganglionar. Há sensibilização da membrana, o que promove o fluxo de íons pela membrana, gerando o potencial pré-sináptico no neurônio pré-ganglionar.
A fenda sináptica separa o terminal pré-sináptico do neurônio pré-sináptico do corpo celular do neurônio pós-sináptico.

Mais conteúdos dessa disciplina