Buscar

1 – Explique as diferenças entre a transmissão de energia CC e CA e quando elas podem ser aplicadas. 2 – A modelagem de linhas de transmissão médi...

1 – Explique as diferenças entre a transmissão de energia CC e CA e quando elas podem ser aplicadas.

2 – A modelagem de linhas de transmissão média, ou seja, com distâncias entre 80 e 240 km, levam em consideração uma capacitância, seja no modelo π seja no modelo T. Explique por que surge uma capacitância em LTS nessas distâncias.

3 – Quais das afirmativas seguintes não são verdadeiras para os parâmetros de linha R, X, G e C?

a) R e L são elementos em série.
b) G e C são elementos em paralelo.
c) G = 1/R.
d) Tanto E quanto G dependem da condutividade dos condutores que formam a linha.
e) Somente R depende explicitamente da frequência.

4 – Ao analisar uma linha de transmissão curta, calcule VL(t) para t = Δt expresso na figura abaixo. A frequência é de 60 Hz e Δt = 1µs. As condições iniciais são dadas por:

???????? ( 0−) = 0 ; ???????? (0−) = 0 ; ???????? (0−) = 0

Figura 01: Modelo de linha de transmissão curta utilizada no problema. Fonte: "Transmissão de Energia Elétrica em corrente alternada", MOURA, Alison (2019).

1 - Diferenças entre transmissão de energia CC e CA e suas aplicações
2 - Explicação da capacitância em LTS em distâncias entre 80 e 240 km
3 - Identificação das afirmativas falsas sobre os parâmetros de linha R, X, G e C
4 - Cálculo de VL(t) para t = Δt em uma linha de transmissão curta

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1 - A transmissão de energia CC (corrente contínua) ocorre quando a corrente elétrica flui em uma única direção constante. Já a transmissão de energia CA (corrente alternada) ocorre quando a corrente elétrica varia periodicamente de direção e intensidade. A transmissão de energia CC é geralmente utilizada em sistemas de armazenamento de energia, como baterias, enquanto a transmissão de energia CA é amplamente utilizada em sistemas de distribuição de energia elétrica devido à sua capacidade de ser transmitida a longas distâncias com perdas mínimas. 2 - A capacitância surge em linhas de transmissão de média distância (entre 80 e 240 km) devido à proximidade dos condutores e ao isolamento entre eles. Essa proximidade cria um campo elétrico entre os condutores, resultando em uma capacitância distribuída ao longo da linha. A modelagem da linha de transmissão considera essa capacitância para garantir uma representação precisa do comportamento da linha. 3 - A afirmativa falsa é a letra c) G = 1/R. Na verdade, a condutância (G) é o inverso da resistência (R), ou seja, G = 1/R. Portanto, a afirmativa c) é verdadeira. 4 - Para calcular VL(t) em uma linha de transmissão curta, é necessário conhecer as características da linha, como a impedância característica (Z0) e a constante de propagação (γ). Com base nessas informações, é possível aplicar as equações de onda para determinar a tensão em um determinado tempo (t) na linha de transmissão curta. No entanto, as condições iniciais fornecidas na descrição da pergunta estão incompletas, impossibilitando o cálculo preciso de VL(t).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais