Buscar

Quest.: 1 1. O Código de Ética Profissional do Psicólogo dispõe sobre a responsabilidade social da atuação do(a) psicólogo(a). Segundo a normativ...

Quest.: 1 1. O Código de Ética Profissional do Psicólogo dispõe sobre a responsabilidade social da atuação do(a) psicólogo(a). Segundo a normativa, esta ocorre através da: Quest.: 1 1. O Código de Ética Profissional do Psicólogo dispõe sobre a responsabilidade social da atuação do(a) psicólogo(a). Segundo a normativa, esta ocorre através da:

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. É necessário que você publique a pergunta completa para que eu possa ajudá-lo.
0
Dislike0
User badge image

Mel Bastos

O Código de Ética Profissional do Psicólogo dispõe sobre a responsabilidade social da atuação do(a) psicólogo(a). Segundo a normativa, esta ocorre através da:

eliminação de qualquer forma de negligência e discriminação.

promoção da segurança e bem-estar da população em geral.

interpretação dos dados e da ação das instituições públicas e privadas.

atuação frente aos órgãos governamentais.

análise crítica e histórica da realidade política, econômica, social e cultural.


0
Dislike0
User badge image

Augusto Moraes

A responsabilidade social da atuação do(a) psicólogo(a), de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, ocorre através da:

  • Promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas: O(a) psicólogo(a) deve contribuir para o bem-estar psicológico, emocional e social dos indivíduos, buscando prevenir e intervir em situações que afetem sua saúde mental e promovendo a qualidade de vida.
  • Respeito à dignidade e diversidade humana: O(a) psicólogo(a) deve respeitar e valorizar a dignidade, autonomia, singularidade e diversidade dos indivíduos atendidos, promovendo a não discriminação, o combate ao preconceito e a defesa dos direitos humanos.
  • Promoção da justiça social: O(a) psicólogo(a) deve atuar de forma a promover a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais. Isso pode incluir ações de conscientização, intervenções sociais e políticas públicas que visem o bem-estar coletivo.
  • Sigilo profissional: O(a) psicólogo(a) deve garantir o sigilo das informações obtidas durante a prestação de serviços, respeitando a confidencialidade dos indivíduos atendidos, exceto nos casos em que haja risco de dano à vida ou à integridade física ou psicológica dos envolvidos.
  • Educação e pesquisa: O(a) psicólogo(a) tem a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico e técnico no campo da Psicologia, promovendo a formação de profissionais qualificados e o avanço da disciplina.

Esses são alguns dos principais aspectos relacionados à responsabilidade social da atuação do(a) psicólogo(a), conforme estabelecido no Código de Ética Profissional do Psicólogo. É importante ressaltar que o código completo deve ser consultado para uma compreensão mais abrangente das responsabilidades éticas e sociais dos psicólogos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais