Buscar

O que é o materialismo histórico e dialético? O materialismo histórico-dialético foi o método de escolha de Marx e Engels que permitiu observar as...

O que é o materialismo histórico e dialético?

O materialismo histórico-dialético foi o método de escolha de Marx e Engels que permitiu observar as dinâmicas sociais e as contradições materiais dos fenômenos sociais.
Para Marx e Engels, o materialismo tinha como objetos a vida concreta, as práticas sociais e não apenas os fenômenos da consciência.

Essa pergunta também está no material:

Resumão Sociologia da Educação
32 pág.

Sociologia da Educação Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O materialismo histórico-dialético é uma abordagem teórica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels. Essa teoria busca compreender a sociedade e a história a partir de uma perspectiva materialista, ou seja, considerando as condições materiais e econômicas como determinantes das relações sociais. Segundo o materialismo histórico-dialético, as mudanças sociais e históricas são impulsionadas por contradições e conflitos entre as classes sociais, especialmente entre a classe dominante (burguesia) e a classe trabalhadora (proletariado). Essas contradições surgem das relações de produção, ou seja, das formas como os seres humanos produzem os meios de subsistência e se relacionam com os meios de produção. Além disso, o materialismo histórico-dialético enfatiza a importância das condições materiais e econômicas na determinação da consciência e das ideias. Ou seja, as ideias e a consciência das pessoas são moldadas pelas condições materiais em que vivem, e não o contrário. Dessa forma, o materialismo histórico-dialético permite analisar as dinâmicas sociais, as transformações históricas e as contradições presentes na sociedade, buscando compreender as bases materiais que sustentam as relações sociais e as lutas de classes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais