Buscar

Dentro da memória cache, podemos encontrar três tipos de mapeamentos, assim enumerados: (i) memória associativa; (ii) mapeamento direto; (iii) o co...

Dentro da memória cache, podemos encontrar três tipos de mapeamentos, assim enumerados: (i) memória associativa; (ii) mapeamento direto; (iii) o conjunto associativo. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o tipo que ocupa a menor área de implementação (densidade relativa à um bit por área); o que tende a ser mais eficiente; e o mais caro e o mais utilizado:

O conjunto associativo é o mais caro e o mais utilizado.
O mapeamento direto tende a ser mais eficiente.
A memória associativa ocupa a menor área de implementação.
a) V, F, F
b) F, V, V
c) F, V, F
d) F, F, V
e) V, V, F

Essa pergunta também está no material:

atv-2
7 pág.

Arquitetura de Computadores Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Kelvin Pereira

A resposta correta é a alternativa:

c) F, V, F

Explicação:

(i) Memória associativa: Não ocupa a menor área de implementação. A memória associativa permite que um bloco de dados seja armazenado em qualquer local da memória cache, sem restrições. Isso requer um hardware mais complexo e, consequentemente, ocupa uma área maior de implementação.

(ii) Mapeamento direto: Tende a ser mais eficiente. O mapeamento direto é o tipo mais simples de mapeamento, em que cada bloco de dados da memória principal tem um local fixo na memória cache. Isso permite um acesso rápido aos dados, sem a necessidade de buscar em diferentes locais da memória cache. No entanto, esse tipo de mapeamento pode levar a conflitos de cache, onde dois blocos de dados da memória principal são mapeados para o mesmo local na memória cache.

(iii) Conjunto associativo: Não é o tipo mais caro e mais utilizado. O conjunto associativo combina características do mapeamento direto e da memória associativa. Os blocos de dados da memória principal são mapeados para um conjunto de locais na memória cache, em vez de apenas um local fixo. Isso permite uma flexibilidade maior na escolha dos locais de armazenamento dos blocos de dados e reduz os conflitos de cache. No entanto, o hardware necessário para implementar o conjunto associativo é mais complexo e, portanto, pode ser mais caro em comparação com o mapeamento direto. Além disso, o conjunto associativo não é necessariamente o tipo mais utilizado, pois a escolha do tipo de mapeamento depende das características e requisitos específicos do sistema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais