Buscar

Um bloco de massa 2 kg é colocado em um plano inclinado de 30° em relação à horizontal e lançado horizontalmente com velocidade de 4 m/s.

Um bloco de massa 2 kg é colocado em um plano inclinado de 30° em relação à horizontal e lançado horizontalmente com velocidade de 4 m/s. Considerando que não há atrito, determine energia cinética do bloco no final da rampa, se está possuir um comprimento de 2 m.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Como não há atrito, a energia mecânica do sistema é conservada. A energia cinética inicial do bloco é dada por: Ec = (1/2) * m * v^2 Ec = (1/2) * 2 * 4^2 Ec = 16 J A energia potencial gravitacional do bloco no topo da rampa é dada por: Ep = m * g * h Ep = 2 * 9,8 * 2 * sen(30°) Ep = 19,6 J Como a energia mecânica é conservada, a energia cinética final do bloco no final da rampa é igual à soma da energia cinética inicial e da energia potencial gravitacional no topo da rampa: Ec' = Ec + Ep Ec' = 16 + 19,6 Ec' = 35,6 J Portanto, a energia cinética do bloco no final da rampa é de 35,6 J.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais