Buscar

Após a análise das assertivas acima, sobre os aspectos que caracterizam o sistema de representação corporativista no Brasil, no contexto do seu sur...

Após a análise das assertivas acima, sobre os aspectos que caracterizam o sistema de representação corporativista no Brasil, no contexto do seu surgimento, assinale abaixo a alternativa correta:

I- Realmente, com Vargas há a centralização das atividades política, administrativa e econômica. Neste contexto marcado por autoritarismo e controle estatal e supressão de direitos fundamentais se dá o aparecimento do sistema de representação de interesse corporativista no Brasil.
II- Assim como o sistema corporativista adota mecanismos legais e institucionais de controle do Estado sobre a representação do empresariado e dos trabalhadores, controlando os sindicatos patronais e profissionais nas mais diversas atividades como eleições para os quadros de direção, estes não nascem da vontade espontânea dos trabalhadores e empresários, mas da vontade do Estado.
III- O sistema de representação de interesse corporativista não criou condições para que trabalhadores e empresariado lançassem mão dos partidos como mediadores de seus interesses, não fortaleceu a representação via partidos políticos. Vargas anula o sistema de representação de interesse via partidos políticos. O sistema corporativista favoreceu a criação de uma relação direta como poder executivo. A representação de empresários e trabalhadores não tinha os partidos como mediadores. A centralização do poder e do processo decisório em Vargas não dava motivos para o Poder Legislativo existir.
IV- O sistema corporativista não facilitou a construção de uma agenda nacional de desenvolvimento que unisse os empresários, mas acabou baseando-se em acordos que privilegiavam ganhos setoriais particularizados, fragmentou os interesses setoriais e a representação do interesse do empresariado industrial brasileiro. Foi o Estado o único autor e ator do projeto de desenvolvimento nacional.
V- O sistema de representação de interesse corporativista, via no Estado a instituição capaz de superar o conflito entre capital e trabalho e o subdesenvolvimento. O fato de o Estado querer controlar os conflitos sociais, não coloca o trabalhador e seus interesses como partícipes do projeto nacional de desenvolvimento. Há a supressão dos trabalhadores da mesa que decidia o projeto de industrialização.
A Apenas a afirmação II está correta.
B Apenas a afirmação IV está correta.
C Apenas as afirmacoes I e II estão corretas.
D Apenas as afirmações I e III estão corretas.
E Apenas as afirmações IV e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS 1
12 pág.

Ciência Política (tge) Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Apenas as afirmações I e III estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais