Logo Passei Direto
Buscar

Redação

Colégio Objetivo
De acordo com o texto, “Sociologia: uma apresentação pouco convencional”, podemos afirmar que:
I - A sociedade pode ser tomada por um fato objetivo que nos coage e nos condiciona em muitos aspectos.
II - Nossos próprios atos significativos ajudam a sustentar a sociedade e podem oportunamente ajudar a modificá-la.
III - Quaisquer que sejam as pressões externas ao indivíduo, na maioria dos casos nós próprios teremos de ser, pelo menos, co-definidores da situação social em que vivemos.
Assinale a alternativa correta:


a. Somente a alternativa I está correta.
b. Somente a alternativa II está correta.
c. Somente a alternativa III está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Todas as alternativas estão incorretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o texto "Sociologia: uma apresentação pouco convencional", podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é a letra d) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto da questão Texto. “Na nossa vida consciente estamos expostos a todos os tipos de influência. As pessoas estimulam-nos ou deprimem-nos, ocorrências na vida profissional ou social desviam a nossa atenção. Todas essas influências podem levar-nos a caminhos opostos à nossa individualidade; e quer percebamos ou não o seu efeito, nossa consciência é perturbada e exposta, quase sem defesas, a estes incidentes. Isto ocorre em especial com pessoas de atitude mental extrovertida, que dão todo relevo a objetos exteriores, ou com as que abrigam sentimentos de inferioridade e de dúvida envolvendo o mais íntimo de sua personalidade”.
O texto enfatiza que os elementos externos:
a. podem tornar o homem inconsciente.
b. podem comprometer a moral humana.
c. possibilitam uma atitude mental voltada para fora.
d. podem abalar a personalidade do ser humano.
e. são capazes de expor a mente a lesões internas.

Texto da questão: O tipo de comunicação caracterizada pelo sincronismo, ou seja, pela coincidência de tempo, na troca de informações é descrita em qual das alternativas abaixo:
a. comunicação informal
b. comunicação síncrona
c. comunicação desconfigurante
d. comunicação assíncrona
e. comunicação relacional

A realização de uma entrevista corresponde a um conjunto de dados aprofundados em um cenário individualizado que podem ser usados para entender melhor um assunto ou problema obtidos. Esses dados podem ser classificados como:
A realização de uma entrevista corresponde a um conjunto de dados aprofundados em um cenário individualizado que podem ser usados para entender melhor um assunto ou problema obtidos. Esses dados podem ser classificados como:
a. Quantitativos.
b. Qualitativos.
c. Decorativos.
d. Valorativos.
e. Meditativos.

Observe os textos abaixo e, a seguir, indique a opção correta, quanto à tipologia textual, na ordem em que aparecem.
1 – “Luisinha e Leonardo haviam reatado o antigo namoro; e quem quiser ver coisa de andar depressa é namoro de viúva. Na primeira ocasião, Leonardo quis recorrer a uma nova declaração; Luisinha porém fez o processo sumário, aceitando a declaração de há tantos anos.” 2 - Ângela tinha cerca de vinte anos; parecia mais velha pelo desenvolvimento das proporções. Grande, carnuda, sanguínea e fogosa, era um desses exemplares excessivos do sexo que parecem conformados expressamente para esposas da multidão. 3 – A AIDS foi detectada no final da década de 1970 e configurou-se rapidamente como uma das maiores ameaças à saúde pública do século XX. A grande capacidade de contágio, a elevada taxa de mortalidade e um quadro clínico arrasador fizeram desse mal um dos mais graves problemas sanitários e sociais que o homem moderno tende a enfrentar. 4 – Loredano foi o único que conservou seu sorriso desdenhoso, e seguia com o mesmo olhar torvo os movimentos de Álvaro, ajoelhado perto de Cecília e embevecido em contemplá-la, como se ela fosse a divindade a quem dirigia a sua prece.
a. narração – descrição – narração – dissertação
b. descrição – narração – dissertação – descrição
c. descrição – descrição – dissertação – narração
d. narração – descrição – dissertação – descrição
e. narração – descrição – narração – narração

Texto da questão: Assinale uma característica própria ao senso comum:
a. Combate toda forma de preconceito.
b. Busca constantemente a renovação.
c. Se baseia em pesquisas que primam pelo método e pela comprovação de teorias.
d. Avalia as coisas segundo o que representam para o ser humano e não em si mesmas.
e. Irracional.

Leia o texto abaixo para responder à questão: Da ação dos justos Em recente entrevista na TV, uma conhecida e combatida juíza brasileira citou esta frase de Disraeli: “É preciso que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas.” Para a juíza, o sentido da frase é atualíssimo: diz respeito à frequente omissão das pessoas justas e honestas diante das manifestações de violência e de corrupção que se multiplicam em nossos dias e que, felizmente, têm chegado ao conhecimento público e vêm sendo investigadas e punidas. A frase propõe uma ética atuante, cujos valores se materializam em reação efetiva, em gestos de repúdio e medidas de combate à barbárie moral. Em outras palavras: que a desesperança e o silêncio não tomem conta daqueles que pautam sua vida por princípios de dignidade.
A frase de Disraeli, tal como é entendida e desenvolvida no texto, reporta-se à necessidade de que:
a. o atrevimento dos desclassificados coíba o dos justos.
b. os homens de bem e os canalhas se congracem na mesma audácia.
c. a intempestividade dos homens supere a dos desonestos.
d. os cidadãos honestos e os meliantes distingam ente o bem e o mal.
e. a ousadia dos bons cidadãos não fique atrás da dos patifes.

Leia os textos I, II e III e marque a alternativa CORRETA quanto a sua tipologia textual predominante.
Texto I: A paixão da verdade semelha, por vezes, as cachoeiras da serra. Aqueles borbotões d´água, que rebentam e espadanam, marulhando, eram pouco atrás, o regato que serpeia, cantando pela encosta, e vão ser, daí a pouco, o fio de prata que se desdobra, sussurrando, na esplanada. Corria murmuroso e descuidado; encontrou o obstáculo: cresceu, afrontou-o, envolveu-o, cobriu-o e, afinal, o transpõe, desfazendo-se em pedaços de cristal e flocos de espuma. Texto II: (...) A roupa lavada, que ficara de véspera nos coradouros, umedecia o ar e punhalhe um farto acre de sabão ordinário. As pedras do chão, esbranquiçadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azuladas pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulações de espumas secas (...). Texto III: João da Silva atravessou a Avenida Brasil. Parou no bar como era de costume, na sexta-feira ao sair do trabalho. Encontrou-se com Maria da Piedade. Por volta de 24:00h, saiu uma briga no bar. O tumulto foi tão grande que João perdeu seu dente de ouro e Maria saiu em disparada (...).
a. Narração, descrição e descrição.
b. Narração, narração e descrição.
c. Narração, descrição e narração.
d. Descritivo, descritivo, descritivo.
e. Descrição, descrição e narração.

Leia o texto abaixo (parte de um debate sobre religião e ciência) para responder à questão que se segue: TEXTO: Eu acredito na ciência porque ela não pede que acreditemos nela. A ciência nos diz honestamente que conhece apenas parte da natureza. Assume tranquilamente que não tem todas as respostas e que nunca as terá. A ciência não exige fé, mas convencimento. Sabe ser reflexo de todos os preconceitos e fraquezas das sociedades que a produziram, mas procura transcendê-los. Sabe que é falha, limitada e mutável, e nisso consistem sua força e sua beleza. Por tudo isso, não é que eu acredite na ciência. Eu, simplesmente, confio nela.
Considere as frases abaixo, todas retiradas do texto: I – “Eu acredito na ciência...” II – “... Sabe ser reflexo de todos os preconceitos...” III – “Eu, simplesmente, confio nela.” Agora, marque a alternativa que apresenta o(s) item(ns) em que as palavras destacadas estão no sentido denotativo.
a. somente o II.
b. I e III.
c. somente o I.
d. I, II e III.
e. I e II.

A leitura é o processo através do qual o leitor interage com um autor, por meio de um texto escrito. Segundo Magda Soares (1996), esse processo é o resultado: - Das circunstâncias em que a leitura acontece: condições de produção da leitura. - Das práticas histórico-sociais que configuram o autor, o leitor, o texto: o contexto.
Lê-se em um restaurante self-service, acima do balcão onde se serve a comida, o seguinte aviso: “Proibido falar sobre o self-service.” Associando o que foi estudado sobre o processo de leitura e a frase do aviso, infere-se que:
a. O contexto é responsável pela seguinte, e única, interpretação: “não se pode falar mal do restaurante enquanto estiver comendo”.
b. Há uma interação do autor do aviso com o leitor por meio da linguagem falada, sendo que os sentidos são ambíguos.
c. O aviso pode ser entendido de duas formas distintas, mas, devido à condição de produção da leitura, apenas um pode ser considerado adequado.
d. O aviso pode ser entendido de duas formas distintas, ao se considerar os sentidos da palavra proibido.
e. A leitura e interpretação do aviso dependem unicamente do autor, que se fez entender plenamente pelos clientes do restaurante.

Mais conteúdos dessa disciplina