Buscar

Descreva como ocorre a formação de radicais livres após o processo de lesão celular. Os radicais livres são moléculas que apresentam um elétron nã...

Descreva como ocorre a formação de radicais livres após o processo de lesão celular.

Os radicais livres são moléculas que apresentam um elétron não emparelhado no orbital externo, tornando-as reativas com outras moléculas, incluindo lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos.
Os radicais livres podem ser formados após um processo de lesão celular, como acontece em tecidos que passam por um longo período de isquemia.
Quando esses tecidos são reoxigenados (reperfusão), eles dão origem a radicais livres que podem causar danos metabólicos.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido - patologia
4 pág.

Patologia I Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Após o processo de lesão celular, a formação de radicais livres ocorre devido à presença de moléculas que apresentam um elétron não emparelhado no orbital externo. Essas moléculas, conhecidas como radicais livres, são altamente reativas e podem interagir com outras moléculas, como lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos. Em tecidos que passam por um longo período de isquemia, ou seja, falta de suprimento sanguíneo adequado, ocorre uma redução na disponibilidade de oxigênio. Quando esses tecidos são reoxigenados, ou seja, quando o fluxo sanguíneo é restabelecido, ocorre a formação de radicais livres. Isso acontece devido à interação do oxigênio com moléculas presentes nos tecidos danificados, resultando na produção de espécies reativas de oxigênio. Esses radicais livres podem causar danos metabólicos, uma vez que são capazes de reagir com componentes celulares importantes, como lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos. Essa interação pode levar a alterações na estrutura e função dessas moléculas, comprometendo o funcionamento normal da célula e contribuindo para o desenvolvimento de doenças e processos inflamatórios. Portanto, a formação de radicais livres após o processo de lesão celular ocorre devido à reoxigenação de tecidos isquêmicos, resultando na produção de espécies reativas de oxigênio que podem causar danos metabólicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais