Buscar

Qual a diferença entre genoma de RNA positivo e a negativo? Qual dos dois, quando desnudo, é infeccioso e por quê? A fita de RNA positiva é aquela...

Qual a diferença entre genoma de RNA positivo e a negativo? Qual dos dois, quando desnudo, é infeccioso e por quê?

A fita de RNA positiva é aquela que possui uma estrutura similar ao RNA mensageiro e é reconhecida pelos ribossomos (possui CAP e cauda Poli-A).
Já a fita de RNA negativa é complementar ao RNA mensageiro e, portanto, não é reconhecida pelos ribossomos.
Entre eles, o genoma desnudo infeccioso é o ssRNA(+), haja vista que não é degradado pela célula, mas reconhecido e pode codificar proteínas, iniciando o ciclo celular.
O genoma ssRNA(-) não é infeccioso se desnudo, porque se perder as nucleoproteínas perde a proteção e é degradado pela célula.

Essa pergunta também está no material:

Questionário virologia - monitores
10 pág.

Virologia Básica Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre o genoma de RNA positivo e negativo está relacionada à sua estrutura e função. O genoma de RNA positivo possui uma estrutura similar ao RNA mensageiro, contendo uma capa e uma cauda de poli-A. Essa estrutura permite que ele seja reconhecido pelos ribossomos e possa ser traduzido em proteínas. Por outro lado, o genoma de RNA negativo é complementar ao RNA mensageiro e não é reconhecido pelos ribossomos. Isso significa que ele não pode ser diretamente traduzido em proteínas. Quando falamos sobre a infectividade dos genomas de RNA, o genoma de RNA positivo, quando desnudo, é infeccioso. Isso ocorre porque ele não é degradado pela célula e pode ser reconhecido e traduzido pelos ribossomos, iniciando o ciclo celular. Já o genoma de RNA negativo não é infeccioso quando desnudo. Isso acontece porque, se ele perder as nucleoproteínas que o protegem, ele fica exposto e é degradado pela célula. Portanto, o genoma de RNA positivo, quando desnudo, é infeccioso porque pode codificar proteínas e iniciar o ciclo celular, enquanto o genoma de RNA negativo não é infeccioso quando desnudo, pois é degradado pela célula sem as nucleoproteínas de proteção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais