Buscar

AVALIAÇÃO - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena 1. Dois dos principais gr...

AVALIAÇÃO - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena

1. Dois dos principais grupos que sofrem com a marginalização em nossa sociedade são os afrodescendentes e os indígenas.
2. A literatura é uma forma de ficção que não tem como objetivo retratar a realidade, entretanto, apesar dessa condição, serve como uma forma de compreender o imaginário de determinada época ou sociedade.
4. As ações governamentais devem tender à erradicação da discriminação e de toda forma de preconceito.
5. Gilberto Freyre foi um dos principais sociólogos brasileiros da geração de 1930. Em seu livro Casa-Grande & Senzala, define a noção de 'democracia racial', descrevendo as relações construídas historicamente no Brasil, as quais deram origem a um povo mestiço.
Urge reparar os danos materiais, psicológicos, educacionais e políticos causados às populações negras e indígenas.
Temos mandamentos constitucionais e leis que orientam as políticas educacionais em matéria de história e cultura dos afrodescendentes e dos indígenas.
É importante tomar conhecimento da complexidade que envolve o processo de construção da identidade negra em nosso país.
A tutela das minorias é um dever do Estado e isso não impacta os particulares, já que o tema é de natureza eminentemente pública. (Alternativa correta)
A escravidão foi constantemente denunciada na literatura nacional. Autores como Joaquim Manuel de Macedo foram abolicionistas fervorosos e denunciaram os males que a escravidão trazia para a sociedade, colocando-se ao lado dos escravizados.
Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista; é autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio e criou representações sobre os indígenas, nas quais valorizava o caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica. (Alternativa correta)
A população indígena foi abordada por autores como José de Alencar, Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias. Nesse tipo de literatura, valores como coragem, compaixão e nobreza são relacionados aos indígenas tanto do passado como na época em que a obra foi escrita.
Castro Alves, considerado o 'escritor dos escravos', foi o responsável por denunciar as condições desumanas do tráfico transatlântico de escravos em Navio Negreiro e também publicou o romance Pai contra Mãe, no qual a violência da escravidão era amenizada. nte a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais. (Alternativa correta)
O autor era um linguista e a sua contribuição foi de suma importância para a valorização da cultura tupi dos povos indígenas, auxiliando os portugueses na conquista do território e posterior expulsão dos holandeses.
Existem oportunidades e tratamento igual para ambas as populações no Brasil: negras e brancas. (Alternativa correta)
Os estabelecimentos de ensino de diferentes níveis devem desenvolver a educação das relações étnico-raciais.
A educação das relações étnico-raciais que aproxima brancos e negros no processo de aprendizagem permite a construção de uma sociedade justa.
Falar em correção de erros históricos compreende a necessidade de se fazer justiça em termos de igualdade.
Nessa visão, as relações amorosas aumentariam a violência entre senhores brancos e escravos negros, tornando o Brasil um país com forte presença de preconceito racial. Para Gilberto Freyre, a democracia racial é a

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
5 pág.

Fundamentos Históricos da Educação Brasileira Estudos das Relações Étnico-raciais para O Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais