Buscar

Questão 05 Cientistas pilotando tratores espalharam terra misturada com sementes de 80 espécies de gramíneas, arbustos e árvores nativas do Cerrado...

Questão 05
Cientistas pilotando tratores espalharam terra misturada com sementes de 80 espécies de gramíneas, arbustos e árvores nativas do Cerrado em um plantio experimental de 96 hectares, área antes ocupada por um capinzal de espécies africanas, que crescem com rapidez e tomam o espaço das nativas. O custo desta técnica é menor do que o de plantio de mudas de árvores nativas. O problema é que as espécies desse tipo de vegetação nativa formam raízes muito longas e, para serem produzidas em viveiros, precisariam de saquinhos ou tubetes muito longos.
(a) Que tipo de relação ecológica desarmônica ocorre entre o capinzal de espécies africanas e as espécies nativas do cerrado? Por que muitas plantas nativas do Cerrado apresentam raízes longas?
(b) Considerando a raiz de uma eudicotiledônea, o que ocorre com as células da zona lisa e as células da zona meristemática que resultam no crescimento da raiz?
[object Object]
[object Object]

Essa pergunta também está no material:

UNIVERSIDADE BRASIL - 2018 - PROVA I
12 pág.

Medicina Faculdade de Medicina de MaríliaFaculdade de Medicina de Marília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

(a) A relação ecológica desarmônica que ocorre entre o capinzal de espécies africanas e as espécies nativas do cerrado é a competição interespecífica. As espécies africanas crescem rapidamente e ocupam o espaço das espécies nativas, prejudicando sua sobrevivência e reprodução. Muitas plantas nativas do Cerrado apresentam raízes longas como uma adaptação para explorar camadas mais profundas do solo em busca de água e nutrientes, já que o Cerrado é um ambiente com períodos de seca e solos pobres. (b) Na zona lisa da raiz de uma eudicotiledônea, as células sofrem alongamento, aumentando o comprimento da raiz. Já na zona meristemática, ocorre a divisão celular, resultando no crescimento da raiz. As células da zona meristemática se dividem rapidamente, gerando novas células que se diferenciam e se especializam em diferentes tecidos da raiz.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais