Buscar

Os órgãos competentes (IBAMA e Secretaria do Estado de São Paulo) lhe telefonam para auxiliar em um projeto de soltura de trinta maracanãs (Diopsit...

Os órgãos competentes (IBAMA e Secretaria do Estado de São Paulo) lhe telefonam para auxiliar em um projeto de soltura de trinta maracanãs (Diopsittaca nobilis) em um Parque Estadual. Os animais foram apreendidos de um traficante ainda filhotes e mantidos em um CETAS durante 5 meses até alcançarem o empenamento adequado. As aves já estão na fase de treinamento, em viveiro espaçoso e alto para exercitarem as asas mas, todos reconhecem que você pode auxiliar a otimizar a soltura, pelo seu conhecimento adquirido em aves. Assim, descreva: A) O que deve constar no prontuário dos animais, de acordo com o CFMV? B) Como fazer o exame físico dos 30 animais?

A) O prontuário dos animais deve conter os dados que identifiquem os animais e o detentor dos animais, além de orientações quanto à legislação de animais silvestres constantes nas listas de animais ameaçados de extinção e aos Anexos I e II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Flora e Fauna Selvagens em Perigo de extinção. Também deve ser comunicado aos órgãos competentes caso identifique alguma doença de notificação obrigatória.
B) O exame físico dos 30 animais deve incluir pesagem individual, palpação de ossos (asas e membros posteriores), escore corpóreo (ou palpação de músculo peitoral), auscultação cardiopulmonar e sacos aéreos, exame de cavidade oral e cloacal, verificação de ectoparasitos e inspeção geral.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação meio ambiente e medicina de animais silvestres
2 pág.

Medicina Veterinária de Animais Silvestres e Exóticos Universidade São Judas TadeuUniversidade São Judas Tadeu

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) No prontuário dos animais, de acordo com o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), devem constar os dados que identifiquem os animais e o detentor dos animais, além de orientações quanto à legislação de animais silvestres constantes nas listas de animais ameaçados de extinção e aos Anexos I e II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Flora e Fauna Selvagens em Perigo de extinção. Também é importante comunicar aos órgãos competentes caso identifique alguma doença de notificação obrigatória. B) Para fazer o exame físico dos 30 animais, é recomendado realizar as seguintes etapas: pesagem individual, palpação de ossos (asas e membros posteriores), escore corpóreo (ou palpação de músculo peitoral), auscultação cardiopulmonar e dos sacos aéreos, exame da cavidade oral e cloacal, verificação de ectoparasitos e inspeção geral. Essas medidas ajudam a avaliar a saúde e condição física das aves antes da soltura.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais