Buscar

17) Dado que, no Brasil, a raiva é uma zoonose de alta letalidade, é necessário que haja um controle eficiente dessa doença na saúde pública. Para ...

17) Dado que, no Brasil, a raiva é uma zoonose de alta letalidade, é necessário que haja um controle eficiente dessa doença na saúde pública. Para tanto, devem ser contemplados os reservatórios das cadeias epidemiológicas: urbana, rural, aérea e silvestre. Na figura a seguir, apresentam-se os ciclos epidemiológicos da raiva. MEGID, J. et al. Doenças infecciosas em animais de produção e de companhia. Rio Janeiro: Roca, 2016 (adaptado). A partir das informações apresentadas e com relação ao controle da raiva no Brasil, avalie as afirmacoes a seguir. I. Para o controle de reservatórios silvestres no Brasil, existe uma vacina oral contra a raiva, liberada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de alta eficácia e sem riscos a outros hospedeiros susceptíveis. II. No ambiente rural, além da vacinação dos herbívoros em áreas endêmicas, também é adotado o controle dos morcegos hematófagos, por meio da sua captura, da aplicação da pasta de anticoagulantes no seu dorso e posterior liberação dos animais. III. No ciclo urbano, são realizadas campanhas de vacinação preventivas para cães e gatos; já para os seres humanos, em situações pós-arranhaduras ou mordeduras por animais suspeitos, preconiza-se soro e vacinação. IV. A educação em saúde é crucial para a população, tendo em vista sua adesão aos programas de controle de reservatórios, principalmente em relação aos animais errantes e morcegos hematófagos. V. Nas áreas endêmicas de raiva, a vacinação de herbívoros deve ser realizada entre 3 e 8 meses de idade com revacinação anual. É correto apenas o que se afirma em:

I. Para o controle de reservatórios silvestres no Brasil, existe uma vacina oral contra a raiva, liberada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de alta eficácia e sem riscos a outros hospedeiros susceptíveis.
II. No ambiente rural, além da vacinação dos herbívoros em áreas endêmicas, também é adotado o controle dos morcegos hematófagos, por meio da sua captura, da aplicação da pasta de anticoagulantes no seu dorso e posterior liberação dos animais.
III. No ciclo urbano, são realizadas campanhas de vacinação preventivas para cães e gatos; já para os seres humanos, em situações pós-arranhaduras ou mordeduras por animais suspeitos, preconiza-se soro e vacinação.
IV. A educação em saúde é crucial para a população, tendo em vista sua adesão aos programas de controle de reservatórios, principalmente em relação aos animais errantes e morcegos hematófagos.
V. Nas áreas endêmicas de raiva, a vacinação de herbívoros deve ser realizada entre 3 e 8 meses de idade com revacinação anual.
a) I e III.
b) I, II, IV e V
c) I, III e V.
d) II, IV e V.
e) II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

ENADE MEDICINA VETERINÁRIA 2023
15 pág.

Saúde Coletiva Universidade São Judas TadeuUniversidade São Judas Tadeu

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) I, III e V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais