Buscar

O capacitor ideal definido pela equação i=C\dfrac{dv}{dt} é somente um modelo matemático para um dispositivo real. Um capacitor consiste em duas su...

O capacitor ideal definido pela equação i=C\dfrac{dv}{dt} é somente um modelo matemático para um dispositivo real. Um capacitor consiste em duas superfícies condutoras nas quais pode ser armazenada carga elétrica, separadas por uma fina camada isolante com resistência muito elevada. Supondo que essa resistência seja suficientemente alta para ser considerada infinita, então, cargas iguais e opostas colocadas nas “placas” do capacitor nunca podem se recombinar, pelo menos não por um caminho interno ao elemento. A construção física de um capacitor real é sugerida pelo símbolo de circuito mostrado na figura abaixo: JUNIOR, W. H. H.; KEMMERLY, J. E.; DURBIN, Steven M. Análise de Circuitos em Engenharia. Porto Alegre: AMGH, 2014. Determine a corrente i máxima positiva que flui através do capacitor da figura acima para as duas formas de onda de tensão das figuras (a) e (b) se C = 2 F, respectivamente.

💡 2 Respostas

User badge image

Vinicin

O capacitor ideal definido pela equação  é somente um modelo matemático para um dispositivo real. Um capacitor consiste em duas superfícies condutoras nas quais pode ser armazenada carga elétrica, separadas por uma fina camada isolante com resistência muito elevada. Supondo que essa resistência seja suficientemente alta para ser considerada infinita, então, cargas iguais e opostas colocadas nas “placas” do capacitor nunca podem se recombinar, pelo menos não por um caminho interno ao elemento. A construção física de um capacitor real é sugerida pelo símbolo de circuito mostrado na figura abaixo:

JUNIOR, W. H. H.; KEMMERLY, J. E.; DURBIN, Steven M. Análise de Circuitos em Engenharia. Porto Alegre: AMGH, 2014.

 

Determine a corrente i máxima positiva que flui através do capacitor da figura acima para as duas formas de onda de tensão das figuras (a) e (b) se C = 2 F, respectivamente.


0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar a corrente máxima positiva que flui através do capacitor, é necessário calcular a derivada da tensão em relação ao tempo, utilizando a equação i = C * dv/dt. a) Para a forma de onda de tensão da figura (a), a tensão varia linearmente de 0 V a 10 V em 5 segundos, e permanece constante em 10 V por mais 5 segundos. Portanto, a derivada da tensão é de 2 V/s para os primeiros 5 segundos e 0 V/s para os próximos 5 segundos. Assim, a corrente máxima positiva que flui através do capacitor é: i = C * dv/dt i = 2 * 2 i = 4 A b) Para a forma de onda de tensão da figura (b), a tensão varia de 0 V a 10 V em 2,5 segundos, permanece constante em 10 V por 5 segundos e varia de 10 V a 0 V em 2,5 segundos. Portanto, a derivada da tensão é de 4 V/s para os primeiros 2,5 segundos, 0 V/s para os próximos 5 segundos e -4 V/s para os últimos 2,5 segundos. Assim, a corrente máxima positiva que flui através do capacitor é: i = C * dv/dt i = 2 * 4 i = 8 A Portanto, a corrente máxima positiva que flui através do capacitor é de 4 A para a forma de onda de tensão da figura (a) e 8 A para a forma de onda de tensão da figura (b), quando C = 2 F.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais