Buscar

Mionecroses são enfermidades altamente fatais, representadas pelo carbúnculo sintomático e pelo edema maligno, em ruminantes e outras espécies anim...

Mionecroses são enfermidades altamente fatais, representadas pelo carbúnculo sintomático e pelo edema maligno, em ruminantes e outras espécies animais. Apesar de as lesões causadas por tais agentes terem características semelhantes, diferenças quanto a etiologia e patogênese são relevantes para determinar os aspectos epidemiológicos da doença. Nesse sentido, avalie as afirmações em relação às mionecroses em bovinos causadas por bactérias do gênero Clostridium. I - As mionecroses são causadas por clostrídios não invasivos. II - O carbúnculo sintomático se caracteriza por uma mionecrose que se desenvolve após a inoculação dos esporos por meio de feridas. III - A gangrena gasosa é uma infecção necrosante de feridas muito associada à presença prévia de tecido necrosado. IV - O carbúnculo sintomático é causado apenas pelo agente Clostridium chauvoei, enquanto a gangrena gasosa tem como principal agente o C. septicum, podendo ser causada por outros clostrídios. Considera-se correto o que é descrito apenas em II, III, e IV. I e IV. I e II. I, II e III III e IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II, III e IV. Justificativa: I - As mionecroses são causadas por clostrídios invasivos, que produzem toxinas que destroem os tecidos do hospedeiro. II - O carbúnculo sintomático é causado pelo Clostridium chauvoei e se caracteriza por uma mionecrose que se desenvolve após a inoculação dos esporos por meio de feridas. III - A gangrena gasosa é causada principalmente pelo Clostridium septicum e é uma infecção necrosante de feridas, que pode estar associada à presença prévia de tecido necrosado. IV - O carbúnculo sintomático é causado principalmente pelo Clostridium chauvoei, mas também pode ser causado por outros clostrídios, enquanto a gangrena gasosa tem como principal agente o Clostridium septicum, mas também pode ser causada por outros clostrídios.
0
Dislike0
User badge image

Jornada Bronze

Considera-se correto o que é descrito apenas em II, III e IV.

I - A afirmativa de que as mionecroses são causadas por clostrídios não invasivos está incorreta. Na verdade, as mionecroses são causadas por clostrídios invasivos, que produzem toxinas que levam à necrose dos tecidos.

II - É correto afirmar que o carbúnculo sintomático se caracteriza por uma mionecrose que se desenvolve após a inoculação dos esporos por meio de feridas.

III - Também é correto afirmar que a gangrena gasosa é uma infecção necrosante de feridas, geralmente associada à presença prévia de tecido necrosado.

IV - O carbúnculo sintomático é causado principalmente pelo agente Clostridium chauvoei, mas também pode ser causado por outros clostrídios. Já a gangrena gasosa tem como principal agente o C. septicum, mas também pode ser causada por outros clostrídios.

Portanto, as afirmações corretas são II, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais