Logo Passei Direto
Buscar
No contexto das reformas urbanas no Rio de Janeiro de 1904, eclodiu o que pode ser visto com uma das maiores revoltas urbanas na Primeira República (1889-1930), a Revolta da Vacina. Esse movimento foi uma resposta: Escolha uma opção: a. Extremada da população que, não só duvidava da eficácia da vacina, mas também tinha medo de que ela provocasse reações adversas e a morte. b. Racional, diante da crescente opressão e desrespeito que os setores populares eram submetidos pelos agentes do governo, a desinformação e a truculência na aplicação da vacina foram apenas o estopim para a revolta. c. Desesperada de uma parcela da população contra a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro pelo desperdício de dinheiro nas reformas urbanas e o atraso na vacinação da população periférica, que acabava sendo a mais vitimada pela epidemia de varíola. d. Pacífica, a favor da vacinação imediata dos moradores das áreas de risco da cidade, para evitar que os crescentes casos de varíola se alastrassem e se transformassem em uma epidemia. e. Irracional das camadas populares a uma necessária campanha de vacinação do governo federal contra a febre amarela e a varíola.
User badge image
Antônio Marcos Vitorio Ferreira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro em 1904, foi uma reação da população a uma série de fatores, incluindo a desconfiança em relação à vacina e a forma como a campanha de vacinação foi conduzida pelo governo. Vamos analisar as alternativas: a) Extremada da população que, não só duvidava da eficácia da vacina, mas também tinha medo de que ela provocasse reações adversas e a morte. - Esta opção reflete a desconfiança da população, mas não abrange completamente o contexto social e político. b) Racional, diante da crescente opressão e desrespeito que os setores populares eram submetidos pelos agentes do governo, a desinformação e a truculência na aplicação da vacina foram apenas o estopim para a revolta. - Esta opção considera a opressão e a truculência, o que é um ponto importante no contexto da revolta. c) Desesperada de uma parcela da população contra a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro pelo desperdício de dinheiro nas reformas urbanas e o atraso na vacinação da população periférica, que acabava sendo a mais vitimada pela epidemia de varíola. - Embora mencione questões relevantes, não é o foco principal da revolta. d) Pacífica, a favor da vacinação imediata dos moradores das áreas de risco da cidade, para evitar que os crescentes casos de varíola se alastrassem e se transformassem em uma epidemia. - Esta opção não é correta, pois a revolta foi marcada por conflitos e não foi pacífica. e) Irracional das camadas populares a uma necessária campanha de vacinação do governo federal contra a febre amarela e a varíola. - Esta opção desconsidera os motivos racionais que levaram à revolta. A alternativa que melhor representa a Revolta da Vacina, considerando a opressão e a desinformação que levaram à revolta, é: b) Racional, diante da crescente opressão e desrespeito que os setores populares eram submetidos pelos agentes do governo, a desinformação e a truculência na aplicação da vacina foram apenas o estopim para a revolta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a opção B) Racional, diante da crescente opressão e desrespeito que os setores populares eram submetidos pelos agentes do governo, a desinformação e a truculência na aplicação da vacina foram apenas o estopim para a revolta.

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0
User badge image

Adrielly Gonçalves

há 2 anos

Alternativa correta "B" - Racional, diante da crescente opressão e desrespeito que os setores populares eram submetidos pelos agentes do governo, a desinformação e a truculência na aplicação da vacina foram apenas o estopim para a revolta.

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O movimento liderado por Getúlio Vargas, em 1930, tornou-se um marco de ruptura na história política do Brasil, sendo considerado responsável pelo fechamento do primeiro ciclo republicano, caracterizado pelo domínio oligárquico, em especial, a hegemonia paulista, favorecida pela estratégia política de governadores. Vargas inaugurou uma nova forma de atuação do Estado frente às transformações da sociedade brasileira, tal como:
Escolha uma opção:
a. Uma política de mediação, buscando atender aqueles que reivindicavam um estado forte e de intervenção econômica, e entre os líderes civis, dissidentes das oligarquias regionais, que oscilavam entre o liberalismo, algumas reformas sociais e o autoritarismo como forma de dirigir a modernização brasileira.
b. Uma ruptura completa com as elites agrárias regionais, baseando seu governo sob as bases do industrialismo e do militarismo.
c. Um giro conservador, rompendo com os setores radicais que inicialmente o apoiaram em 1930, assegurando a manutenção dos interesses oligárquicos, principalmente, favorecendo São Paulo.
d. A radicalização com a emergência do operariado urbano como grande agente político, garantido pela atuação dos sindicatos e amparado pelas leis trabalhistas, consolidando um governo voltado aos trabalhadores.
e. Uma política liberalizante, rompendo com o antigo controle do estado sobre a economia, atendendo, assim, os interesses das elites regionais agrárias em detrimento da burguesia industrial urbana.

Mais conteúdos dessa disciplina