Buscar

Um paciente no segundo dia pós-operatório utilizando uma medicação analgésica apresentou como efeito adverso depressão respiratória, apresentava re...

Um paciente no segundo dia pós-operatório utilizando uma medicação analgésica apresentou como efeito adverso depressão respiratória, apresentava respiração lenta e superficial, constrição pupilar (pupilas puntiformes), náuseas e vômito, sua mão estava quando pegou uma revista na mesa de cabeceira e ele parecia menos alerta que antes da cirurgia. Segundo seus conhecimentos em farmacologia que medicação ele havia recebido para dor? Cite um exemplo e descreva seu mecanismo de ação.

O paciente apresentou depressão respiratória, constrição pupilar, náuseas e vômito após utilizar uma medicação analgésica.
O paciente parecia menos alerta após utilizar a medicação analgésica.
A medicação analgésica utilizada pelo paciente é um analgésico central do tipo opioide.

Essa pergunta também está no material:

prova de farmacologia
1 pág.

Farmacologia I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pelo quadro clínico apresentado, é possível que o paciente tenha recebido um analgésico opioide, como a morfina, por exemplo. Os opioides são medicamentos que agem nos receptores opioides do sistema nervoso central, reduzindo a percepção da dor. No entanto, eles também podem causar efeitos colaterais, como depressão respiratória, constrição pupilar, náuseas e vômitos. A depressão respiratória é um efeito adverso grave dos opioides, que pode levar à diminuição da frequência respiratória e até mesmo à parada respiratória.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais