Buscar

As concepções de criança e infância pautadas na psicologia do desenvolvimento conformam as crianças num modelo universal, abstrato, a-histórico e p...

As concepções de criança e infância pautadas na psicologia do desenvolvimento conformam as crianças num modelo universal, abstrato, a-histórico e predeterminado, que as remete à condição de subalternidade. Quais críticas as pesquisas apontam sobre o impacto dessa visão nas práticas de algumas instituições escolares?

💡 8 Respostas

User badge image

Magna Marques

O fato de muitas praticas revelarem a vontade de apagar esse ser criança ativo critico exigindo que as crianças renunciem a seus desejos em detrimento das vontades dos adutos.
2
Dislike0
User badge image

Hevellin Cristine

O fato de muitas práticas revelarem a vontade de apagar esse "ser criança" ativo e crítico, exigindo que as crianças renunciem a seus desejos em detrimento das vontades dos adultos.

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

As pesquisas apontam que a visão universal, abstrata, a-histórica e predeterminada da criança e da infância, pautada na psicologia do desenvolvimento, pode ter um impacto negativo nas práticas de algumas instituições escolares. Essa visão pode levar a uma padronização das crianças, ignorando suas diferenças individuais e culturais, e a uma subestimação de suas capacidades e conhecimentos prévios. Além disso, essa visão pode reforçar a hierarquia entre adultos e crianças, limitando a participação ativa das crianças no processo educativo e restringindo sua autonomia e criatividade. Por isso, é importante que as instituições escolares adotem uma abordagem mais crítica e reflexiva sobre as concepções de criança e infância, valorizando a diversidade e a singularidade de cada criança e promovendo uma educação mais democrática e participativa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais