Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Rocha (2017), a partir do momento que nos propomos a entender que as verdades se tratam mais de posições acerca das quais construímos nosso entendimento da realidade, e que elas variam de acordo com as contingências históricas, o lugar que habitamos no mundo e uma diversidade de outros fatores, estamos exercendo a relativização. Relativizar é, portanto, entender algo a partir de seu contexto, e não enquanto uma expressão absoluta da realidade. Assim, quando empreendemos a tentativa de compreender o outro a partir de seus próprios valores, desprendendo-nos dos nossos, estamos relativizando. Assim sendo, qual alternativa NÃO corresponde ao relativismo cultural? a. Crença de que todas as culturas e todas as práticas culturais têm o mesmo valor. b. Julgamento com base em nossa própria cultura. c. Postura de compreensão de um indivíduo em relação a outro de uma cultura diferente. d. Olhares menos autocentrados e mais abertos a diferentes lógicas de organização e interpretação da realidade. e. Exercício de compreensão de outros modos de viver.
User badge image
Karla Aline Oliveira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a alternativa que NÃO corresponde ao relativismo cultural, vamos analisar cada uma delas: a) Crença de que todas as culturas e todas as práticas culturais têm o mesmo valor. - Esta afirmação é uma característica do relativismo cultural, pois sugere que não há uma cultura superior a outra. b) Julgamento com base em nossa própria cultura. - Esta alternativa é contrária ao relativismo cultural, pois implica uma visão etnocêntrica, onde se julga outras culturas a partir dos próprios valores. c) Postura de compreensão de um indivíduo em relação a outro de uma cultura diferente. - Isso está alinhado com o relativismo cultural, que busca entender outras culturas sem julgamentos. d) Olhares menos autocentrados e mais abertos a diferentes lógicas de organização e interpretação da realidade. - Esta alternativa também é compatível com o relativismo cultural, promovendo a abertura para outras culturas. e) Exercício de compreensão de outros modos de viver. - Isso é uma prática do relativismo cultural, que busca entender e respeitar diferentes modos de vida. Portanto, a alternativa que NÃO corresponde ao relativismo cultural é: b) Julgamento com base em nossa própria cultura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas em relação ao relativismo cultural: a. Crença de que todas as culturas e todas as práticas culturais têm o mesmo valor - Esta alternativa está relacionada ao relativismo cultural, pois defende a ideia de que todas as culturas são igualmente válidas e devem ser respeitadas em suas diferenças. b. Julgamento com base em nossa própria cultura - Esta alternativa vai contra o relativismo cultural, pois indica a imposição dos valores da nossa própria cultura sobre outras, sem considerar a diversidade cultural. c. Postura de compreensão de um indivíduo em relação a outro de uma cultura diferente - Essa alternativa está alinhada com o relativismo cultural, pois destaca a importância da compreensão e respeito entre indivíduos de culturas diferentes. d. Olhares menos autocentrados e mais abertos a diferentes lógicas de organização e interpretação da realidade - Essa alternativa também está de acordo com o relativismo cultural, pois enfatiza a abertura para diferentes formas de ver o mundo, sem centralizar apenas em nossa própria perspectiva. e. Exercício de compreensão de outros modos de viver - Essa alternativa está alinhada com o relativismo cultural, pois ressalta a importância de compreender e respeitar os diferentes modos de vida existentes. Portanto, a alternativa que NÃO corresponde ao relativismo cultural é: b. Julgamento com base em nossa própria cultura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que NÃO corresponde ao relativismo cultural é a letra a. Crença de que todas as culturas e todas as práticas culturais têm o mesmo valor. O relativismo cultural não defende que todas as culturas e práticas culturais têm o mesmo valor, mas sim que devemos compreender e respeitar as diferenças culturais e evitar julgamentos baseados em nossa própria cultura.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike2

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na representação de pessoas negras em novelas, filmes e programas de entretenimento em geral, são raras as ocasiões em que afrodescendentes ocupam papéis de protagonistas ou desempenham funções hierárquicas mais elevadas nesses espaços. Apesar de, na maioria das vezes, ficarem concentrados em um núcleo de menor poder aquisitivo e posições hierárquicas inferiores, os personagens negros, segundo Lima (2001), desde os anos de 1970, têm sido retratados nas telenovelas tendo, em alguma medida, projeção social. Contudo, eles parecem não possuir uma história própria, de modo que a autora os chama de “personagens soltos”. Ou seja, não se explora de maneira mais aprofundada questões relativas às subjetividades e relações afetivas desses personagens, relegando a eles posições secundárias e de menor importância na trama. Ainda conforme a autora, estereótipos como da “mulher negra sensual” ou do “fiel empregado negro” são uma constante nas telenovelas brasileiras, de maneira que reforçam certas percepções estereotipadas da realidade social, enfatizando uma extrema sexualização ou uma obediência servil. Assim sendo, qual a importância da representatividade do negro na telecomunicação? Assinale a alternativa ERRADA. a. Dar projeção cultural e social ao negro. b. Reforçar estereótipos. c. Quebrar preconceitos. d. Dar igual oportunidade de emprego. e. Diminuir a criminalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina