Buscar

Quanto à chamada relativização da coisa julgada, é correto afirmar que:?

A.

deve ser aplicada como exceção, em casos específicos, que envolvam a dignidade da pessoa humana, por exemplo. B. os tribunais superiores brasileiros não admitem a relativização, tendo em vista que a coisa julgada é um valor expresso na LINDB. C. a relativização da coisa julgada deve ser aplicada como regra, sendo exceção a consideração de sentença judicial da qual não é cabível recurso. D. trata-se de um inovação do Superior Tribunal de Justiça, que precisa ser validada pelo Supremo Tribunal Federal. E. foi admitida no ordenamento jurídico brasileiro até a entrada em vigor do novo Código Civil.

💡 2 Respostas

User badge image

camila.macieladv

Segundo a doutrina, "a relativização da coisa julgada deve ser entendida como medida excepcional, limitada às situações em que os bens jurídicos envolvidos sobreponham-se à exigência de estabilização das relações jurídicas (...)". (Cristian Bazanella Longhinoti, disponível em http://www.abdpc.org.br/abdpc/artigos/CRISTIAN%20LONGHINOTI2%20-%20Vers%C3%83%C2%A3o%20Final.pdf, acesso em 08/06/2023)

Logo, a alternativa correta é a letra a.

0
Dislike0
User badge image

Debora TORRES Torres

Se trata de uma medida excepcional, onde os bens jurídicos se sobrepõe a exigência de estabilização das relações jurídicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais