Buscar

2ª Questão A respeito da relativização da coisa julgada no Brasil é correto afirmar que: A relativização da coisa julgada encontra guarida na Cons...

2ª Questão
A respeito da relativização da coisa julgada no Brasil é correto afirmar que:

A relativização da coisa julgada encontra guarida na Constituição Federal, que prevê que a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.
A relativização da coisa julgada pode ocorrer em casos extremos e pontuais, sob pena de banalização e enfraquecimento da segurança jurídica dos julgados.
a) Não vigora e não se aplica ao nosso direito as teorias de relativização da mesma.
b) Apenas encontra guarida na ação rescisória do art. 966 do NCPC.
c) Pode ocorrer, em caos extremos e pontuais, sob pena de banalização e enfraquecimento da segurança jurídica dos julgados.
d) Pode ser feita por qualquer juiz ou tribunal, a livre distribuição.

Essa pergunta também está no material:

Aula 13
2 pág.

Direito Processual Civil II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Pode ocorrer, em casos extremos e pontuais, sob pena de banalização e enfraquecimento da segurança jurídica dos julgados. A relativização da coisa julgada é uma possibilidade excepcional, que deve ser aplicada apenas em situações extremas e pontuais, sob pena de enfraquecimento da segurança jurídica dos julgados. A Constituição Federal prevê que a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, mas isso não impede que a relativização seja aplicada em casos excepcionais. A letra a) está incorreta, pois a relativização da coisa julgada é uma teoria que encontra guarida no nosso direito. A letra b) está incorreta, pois a ação rescisória é apenas uma das formas de relativização da coisa julgada. A letra d) está incorreta, pois a relativização da coisa julgada só pode ser feita por meio de ação própria, e não por livre distribuição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais