Buscar

“A experiência visual humana é fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele; a informação visual é o mai...

“A experiência visual humana é fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele; a informação visual é o mais antigo registro da história humana. As pinturas das cavernas representam o relato mais antigo que se preservou sobre o mundo tal como ele podia ser visto há cerca de trinta mil anos. Ambos os fatos demonstram a necessidade de um novo enfoque da função não somente do processo, como também daquele que visualiza a sociedade. O maior dos obstáculos com que se depara esse esforço é a classificação das artes visuais na polaridade belas-artes e artes aplicadas. Em qualquer momento da história, a definição se desloca e modifica, embora os mais constantes fatores de diferenciação costumam ser a utilidade e a estética.” DONDIS, Dondis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. A respeito do texto acima e finalidade das artes visuais, podemos afirmar que: I. Motivada pela ideia da fusão de uma academia de belas-artes com uma escola de artes e ofícios, sem barreiras entre o artesanato, a pintura e a escultura, a Bauhaus – escola fundada em 1919 por Walter Gropius em Weimar, na Alemanha – rompe com a divisão até então existente entre belas-artes e artes aplicadas. II. No Renascimento, a utilidade de uma manifestação visual é inerente às belas artes, enquanto a estética (teoria do belo, tudo o que pode ser percebido pelos sentidos). III. Os afrescos de Michelangelo para a Capela Sistina são um exemplo da falsa dicotomia entre “belas-artes” e “artes aplicadas”, uma vez que a obra representa a abordagem subjetiva do artista, como pura expressão artística, ao mesmo tempo em que cumpre a finalidade de explicar visualmente a “Criação” para um público amplo, mesmo aquele que não seja capaz de ler a história bíblica. IV. Em 1793, Joseph Nicephore Niepce conseguiu “imprimir” a luz em uma superfície sem usar qualquer tipo de tinta, porém as imagens desapareciam depois de um tempo. Em 1826, Niepce registrou a primeira fotografia de duração indefinida. De um modo geral, a fotografia possibilita a revelação de um ambiente objetivamente como ele se apresenta, mas carrega consigo a emoção, o sentimento e a intenção do artista ou fotógrafo de transmitir algo. Nesse sentido, a fotografia pode ser compreendida como entre arte aplicada e belas artes. É correto apenas o que se afirma em:

Respostas

79 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a I. A afirmativa I está correta, pois a Bauhaus foi uma escola que rompeu com a divisão entre belas-artes e artes aplicadas, buscando a fusão entre academia de belas-artes e escola de artes e ofícios. A afirmativa II está incorreta, pois no Renascimento a utilidade de uma manifestação visual não era inerente às belas-artes, mas sim às artes aplicadas. A afirmativa III está correta, pois os afrescos de Michelangelo para a Capela Sistina representam a abordagem subjetiva do artista, como pura expressão artística, ao mesmo tempo em que cumprem a finalidade de explicar visualmente a "Criação" para um público amplo. A afirmativa IV não está relacionada ao texto e, portanto, está incorreta.

0
Dislike0
User badge image

Raissa Silva

A alternativa correta é a I. A afirmativa I está correta, pois a Bauhaus foi uma escola que rompeu com a divisão entre belas-artes e artes aplicadas, buscando a fusão entre academia de belas-artes e escola de artes e ofícios.A afirmativa II está incorreta, pois no Renascimento a utilidade de uma manifestação visual não era inerente às belas-artes, mas sim às artes aplicadas.A afirmativa III está correta, pois os afrescos de Michelangelo para a Capela Sistina representam a abordagem subjetiva do artista, como pura expressão artística, ao mesmo tempo em que cumprem a finalidade de explicar visualmente a "Criação" para um público amplo.A afirmativa IV não está relacionada ao texto e, portanto, está incorreta
0
Dislike0
User badge image

Sérgio Paulino

A alternativa correta é a I.


A afirmativa I está correta, pois a Bauhaus foi uma escola que rompeu com a divisão entre belas-artes e artes aplicadas, buscando a fusão entre academia de belas-artes e escola de artes e ofícios.


A afirmativa II está incorreta, pois no Renascimento a utilidade de uma manifestação visual não era inerente às belas-artes, mas sim às artes aplicadas.


A afirmativa III está correta, pois os afrescos de Michelangelo para a Capela Sistina representam a abordagem subjetiva do artista, como pura expressão artística, ao mesmo tempo em que cumprem a finalidade de explicar visualmente a "Criação" para um público amplo.


A afirmativa IV não está relacionada ao texto e, portanto, está incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina