Buscar

Atividade 1 (A1) - CIRCUITOS ELÉTRICOS II

Caro(a) estudante,

 

Nesta unidade, começamos os estudos sobre circuitos elétricos de corrente alternada. Vimos, essencialmente, as diferenças das ferramentas matemáticas entre circuitos CC e CA, mas também entendemos que as leis básicas utilizadas nos circuitos de corrente contínua, estudadas a priori, são aplicadas da mesma forma nos circuitos de corrente alternada.

A excitação dos circuitos CA é proveniente de fontes senoidais e a principal ferramenta matemática utilizada é a notação fasorial que nada mais do que a forma polar complexa das funções seno e cosseno geradas pela fonte do circuito.

Segundo Alexander e Sadiku (2013), “os fasores se constituem de modo simples para analisar circuitos lineares por fontes senoidais; encontrar a solução para circuitos desse tipo seria impraticável de outro modo. A noção de resolução de circuitos CA utilizando fasores foi introduzida inicialmente por Charles Steinmetz em 1983.”

 

Proposta

Entendendo a importância dos fasores, é hora de mostrar que foi entendido como aplicar e utilizar tal ferramenta nos circuitos elétricos. Sua tarefa é projetar um circuito em série com uma fonte de alimentação cossenoidal, um resistor, um capacitor e um indutor. Considere:

●       A amplitude da fonte será 80V, a frequência será o seu ano de nascimento em hertz (e.g. 1990 Hz), a fase será a soma dos números do seu ano de nascimento (e.g. 1+9+9+0 = 19°), o resistor será o dia do seu nascimento x mês de nascimento em ohms ( e.g. 2x6 = 12, o capacitor será o mês do seu nascimento em μF (e.g. 6μF) e o indutor o dia do seu nascimento em mH (e.g. 2mH);

 

Com base nisso e nos conhecimentos adquiridos nesta unidade:

●       Monte o circuito com os elementos no tempo e demonstre os cálculos para transformar o circuito na notação fasorial (domínio da frequência). Considere:

o   Fonte de tensão cossenoidal: Vm = 80V; f = ano de nascimento Hz; ϕ= soma dos números do ano de nascimento °;

o    Resistor: dia do nascimento x mês do nascimento ;

o   Capacitor: mês do nascimento μF;

o   Indutor: dia do nascimento mH;

●       Transforme o circuito para o domínio da frequência;

●       Calcule a corrente do circuito;

●       Lembre-se de deixar explícito os dados de referência utilizados no início da resolução;

●       Submeta o arquivo de sua resposta, com todas as fases e cálculos completos, para avaliação docente.

 

Bons estudos!

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais