Buscar

Segundo esse autor, a soberania resultante de um pacto social não seria detida pelo governante, mas, sim, permaneceria em posse do povo, coletivame...

Segundo esse autor, a soberania resultante de um pacto social não seria detida pelo governante, mas, sim, permaneceria em posse do povo, coletivamente. A soberania popular seria absoluta, conferindo ao corpo social um poder sobre todos os indivíduos considerados isoladamente, uma vez que, ainda de acordo com Rousseau, o interesse do indivíduo estaria incluído no interesse público. Para Rousseau, o Estado moderno não poderia representar as massas populacionais do século XVIII, pelo mesmo motivo que o poder absoluto não corresponde ao mercantilismo. O pacto social seria uma espécie de utopia perseguida. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

I - Segundo esse autor, a soberania resultante de um pacto social não seria detida pelo governante, mas, sim, permaneceria em posse do povo, coletivamente.
II - A soberania popular seria absoluta, conferindo ao corpo social um poder sobre todos os indivíduos considerados isoladamente, uma vez que, ainda de acordo com Rousseau, o interesse do indivíduo estaria incluído no interesse público.
III - Para Rousseau, o Estado moderno não poderia representar as massas populacionais do século XVIII, pelo mesmo motivo que o poder absoluto não corresponde ao mercantilismo. O pacto social seria uma espécie de utopia perseguida.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III, apenas, está correta.
d) I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

IMG-20221016-WA0078
1 pág.

Sociedade e Cidadania AnhangueraAnhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) I, II e III estão corretas". Todas as afirmativas estão corretas de acordo com a teoria política de Jean-Jacques Rousseau, que defendia a soberania popular e a ideia de que o Estado deveria representar a vontade geral do povo, e não apenas dos governantes ou de uma elite. O pacto social seria uma forma de garantir a liberdade e a igualdade entre os indivíduos, e a soberania popular seria a base do poder político.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina