Buscar

O princípio da função social da família surge no Direito Brasileiro com o advento da CF/88 e seu fenômeno da constitucionalização do Direito Civil....

O princípio da função social da família surge no Direito Brasileiro com o advento da CF/88 e seu fenômeno da constitucionalização do Direito Civil. Acerca da temática, é certo que:


a) Função social da propriedade, função social do contrato e função social da posse são conceitos que não influenciaram no desenvolvimento do princípio da função social da família.
b) A família que se reconhece no Direito brasileiro é a tradicional, devendo os filhos se sujeitarem em produzir para o sustento dos pais e irmãos, numa verdadeira unidade econômica.
c) Sua mais importante característica é a mudança de paradigma no conceito de família, de família instituição para família promocional do desenvolvimento pleno de cada um de seus membros.
d) Função social da propriedade e função social da posse são conceitos que não influenciaram no desenvolvimento do princípio da função social da família.
e) Por este princípio, é importante que se mantenha-se o protagonismo do cônjuge, do pai e do proprietário, conforme o Código Civil de 1916.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES DE CONCURSOS 01
7 pág.

Direito de Família e Sucessões Escola Brasileira de DireitoEscola Brasileira de Direito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Sua mais importante característica é a mudança de paradigma no conceito de família, de família instituição para família promocional do desenvolvimento pleno de cada um de seus membros. O princípio da função social da família é um dos pilares do Direito de Família no Brasil, e sua principal característica é a mudança de paradigma no conceito de família, que passou de uma instituição para uma entidade promocional do desenvolvimento pleno de cada um de seus membros. As outras alternativas estão incorretas, pois a função social da propriedade, função social do contrato e função social da posse são conceitos que influenciaram no desenvolvimento do princípio da função social da família, e a família que se reconhece no Direito brasileiro não é apenas a tradicional, mas sim todas as formas de família, incluindo as formadas por união estável, monoparentais, homoafetivas, entre outras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais