Buscar

Segundo Porter (ano), como podemos definir Cadeia de valor? Quando as operações de retorno dos produtos ainda não são consumidos mas necessitam...

Segundo Porter (ano), como podemos definir Cadeia de valor?

Quando as operações de retorno dos produtos ainda não são consumidos mas necessitam retornar aos fornecedores por razões comerciais (produtos consignados, sistemas de comodatos, obsolescência, redução do seu ciclo de vida), garantias estabelecidas pelos fabricantes (validade expirada e danificação durante o transporte), erro de expedição no processamento de pedidos e defeito associado à funcionalidade do produto (conhecido como recall de componentes).
O aumento da incidência do fluxo reverso potencializado pelo surgimento de legislações ambientais propiciou condições mais favoráveis para a implementação da logística reversa. Nesse momento surge o conceito de reverse supply chain (cadeia de suprimento reversa), organizando os canais de distribuição reversos e estabelecendo novas relações de interesse econômico e parcerias entre as empresas no desses produtos.
Vale destacar que o retorno de produtos é uma atividade complexa, que exige técnicas particulares e capacitação profissional adequada e continuada. Podemos resumir o fluxo reverso como sendo composto de etapas de entrada do produto na cadeia reversa por meio de sua coleta; armazenagem/estocagem de consolidação ou conciliação, tendo ou não processamento para garantir as condições de transporte, seleção e encaminhamento dos produtos para reaproveitamento por meio de processo industrial, remanufatura ou reciclagem dos materiais e redistribuição dos produtos ao mercado consumidor.
É o conjunto de atividades econômicas inter-relacionadas que criam valor para o cliente, segmentado em um conjunto de atividades primárias e outro de atividades de suporte. As atividades primárias são aquelas relacionadas à produção de bens ou serviços e à logística de entrega de insumos e produtos. As atividades de suporte, ou de apoio, dizem respeito à gestão de recursos e de infraestrutura para a produção.
Quando as operações de retorno dos produtos já foram consumidos: Estão relacionadas aos produtos ao fim de sua vida útil, embalagens recicláveis e sucatas/scraps industriais que retornam ao ciclo de vida dos negócios ou ao ciclo produtivo.

Essa pergunta também está no material:

LOGISTICA
9 pág.

Logística Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Segundo Porter, a cadeia de valor é o conjunto de atividades econômicas inter-relacionadas que criam valor para o cliente. Ela é segmentada em um conjunto de atividades primárias, relacionadas à produção de bens ou serviços e à logística de entrega, e um conjunto de atividades de suporte, relacionadas à gestão de recursos e infraestrutura para a produção. No contexto do fluxo reverso, a cadeia de valor também engloba as operações de retorno dos produtos, tanto quando ainda não foram consumidos, por razões comerciais ou garantias estabelecidas pelos fabricantes, quanto quando já foram consumidos, como no caso de produtos ao fim de sua vida útil, embalagens recicláveis e sucatas/scraps industriais que retornam ao ciclo de vida dos negócios ou ao ciclo produtivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais