Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Colégio Objetivo
Frankstefferson foi diretor de um estabelecimento bancário muito famoso no mundo dos grandes negócios desde 1985. Contudo, no ano de 2005, a instituição financeira teve vários problemas decorrentes de um altíssimo nível de inadimplentes. Frankstefferson foi demitido e a instituição financeira, por meio de sua equipe de comunicação, divulgou nos jornais e nas redes sociais que o culpado pela crise financeira do banco seria Frankstefferson, pela sua má gestão e concessão de empréstimos a pessoas com alto grau de inadimplência no mercado, sendo ele, inclusive, alvo de processos administrativos e criminais.


a) A instituição financeira agiu corretamente, pois Frankstefferson foi o responsável pela crise financeira do banco.
b) A instituição financeira agiu corretamente, pois Frankstefferson foi demitido por justa causa.
c) A instituição financeira agiu de forma ilícita, pois divulgou informações falsas e ofensivas sobre Frankstefferson.
d) A instituição financeira agiu de forma ilícita, pois deveria ter mantido a confidencialidade das informações sobre a demissão de Frankstefferson.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta seria a letra C) A instituição financeira agiu de forma ilícita, pois divulgou informações falsas e ofensivas sobre Frankstefferson. Isso porque a instituição financeira atribuiu a culpa da crise financeira ao ex-diretor, divulgando informações falsas e ofensivas sobre sua gestão e concessão de empréstimos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta sobre a inscrição de policiais nos quadros da OAB.

Os policiais podem requerer sua inscrição nos quadros da OAB para tutela de direitos pessoais.
A) Os policiais podem requerer sua inscrição nos quadros da OAB tão somente para tutela de direitos pessoais.
B) Os policiais podem requerer sua inscrição nos quadros da OAB tão somente para tutela de direitos pessoais e não poderão em hipótese alguma participar de sociedade dos advogados.
C) Os policiais possuem incompatibilidade definitiva com o exercício da profissão e, deste modo, não podem requerer sob nenhum motivo sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.
D) Os policiais possuem incompatibilidade provisória com o exercício da profissão e, deste modo, não podem requerer sob nenhum motivo sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.

João, advogado, foi intimado pelo magistrado para prestar depoimento em ação judicial. Ao comparecer ao ato, optou por realizar uma colaboração premiada contra seu cliente. Diante dos fatos, assinale a alternativa correta.


A) João sofrerá processo administrativo disciplinar para ser punido com penalidade de exclusão.
B) João sofrerá processo administrativo disciplinar para ser punido com penalidade de suspensão.
C) João sofrerá processo administrativo disciplinar para ser punido com penalidade de censura.
D) João sofrerá processo administrativo disciplinar para ser punido com penalidade de advertência.

Sobre os direitos dos advogados previstos no artigo 7º do EOAB, assinale a opção correta.

É direito do advogado comunicar-se com seus clientes de forma pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.
A) É direito do advogado comunicar-se com seus clientes de forma pessoal, mas na presença de um agente público, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.
B) É direito do advogado comunicar-se com seus clientes de forma pessoal, mas na presença de um agente público e com procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.
C) É direito do advogado comunicar-se com seus clientes de forma pessoal e reservadamente, desde que com procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.
D) É direito do advogado comunicar-se com seus clientes de forma pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.

João, advogado tributarista, foi contratado por um órgão legislativo para emitir um parecer sobre o conceito de legislação tributária previsto no Código Tributário Nacional. Diante dos fatos, assinale a opção correta.


A) A expressão legislação tributária compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos salvo as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.
B) Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, mas não devem ser observados pela que lhes sobrevenha.
C) A vigência, no espaço e no tempo, da legislação tributária rege-se pelas disposições legais aplicáveis às normas jurídicas em geral, ressalvado o previsto em lei.
D) A legislação tributária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios vigora, no País, dentro dos respectivos territórios, nos limites em que lhe reconheçam extraterritorialidade os convênios de que participem, ou do que disponham essa ou outras leis de normas gerais expedidas pela União.

Maria, iniciando sua carreira na advocacia tributária, resolve aprofundar seus estudos sobre as normas complementares e a produção de seus efeitos. Diante dos fatos, assinale a opção correta.


A) Os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas, como normas complementares, produzem efeitos após 30 dias da data de sua publicação.
B) As decisões administrativas dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa a que a lei atribua eficácia normativa produzem efeitos na data de sua publicação.
C) As práticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas classificadas como normas complementares produzem efeitos imediatos.
D) As normas complementares não produzem efeitos jurídicos.

Sobre as regras tributárias, assinale a opção correta.
a) Os convênios que entre si celebrem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, como norma complementar, produzem efeito na data nele prevista.
b) O Fisco se utilizará do lançamento por homologação.
c) O mero pedido de parcelamento, ainda que indeferido, interrompe a prescrição por configurar reconhecimento de dívida.
d) A União não poderá conceder moratória quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, mesmo que simultaneamente seja concedida aos tributos de competência federal.
e) Os estados possuem preferência na ordem de pagamento dos créditos com relação aos municípios.
I - Os convênios que entre si celebrem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, como norma complementar, produzem efeito na data nele prevista.
II - O Fisco se utilizará do lançamento por homologação.
III - O mero pedido de parcelamento, ainda que indeferido, interrompe a prescrição por configurar reconhecimento de dívida.
IV - A União não poderá conceder moratória quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, mesmo que simultaneamente seja concedida aos tributos de competência federal.
V - Os estados possuem preferência na ordem de pagamento dos créditos com relação aos municípios.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre as medidas a serem tomadas em caso de vício de competência na concessão de licença de edificação, assinale a opção correta.

I - Deve-se anular o ato e substituí-lo por outro hígido, praticado pela autoridade competente, dado seu caráter discricionário.
II - Deve-se declarar a nulidade do ato, eis que vício de competência não é passível de saneamento.
III - Deve-se convalidar o ato pela autoridade competente, desde que presentes os requisitos legais para a concessão da licença, eis que se trata de ato vinculado.
IV - Deve-se homologar o ato pelo superior hierárquico, com produção de efeitos apenas a partir do ato homologatório, dado seu caráter discricionário.
a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre a ordem de preferência de pagamento dos créditos tributários, assinale a opção correta.

I - A União possui preferência na ordem de pagamento dos créditos com relação aos municípios.
II - Os estados possuem preferência na ordem de pagamento dos créditos com relação aos municípios.
III - A ordem de preferência dos créditos ocorre primeiro com relação a União, depois os estados, DF e territórios federais e, por último os municípios.
IV - Não há que se falar em preferência na ordem de pagamento dos créditos tributários.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina