Buscar

Em relação à negociação do estabelecimento de forma unitária, assinale a alternativa correta. (A) O contrato de trepasse irregular não poderá, em h...

Em relação à negociação do estabelecimento de forma unitária, assinale a alternativa correta.
(A) O contrato de trepasse irregular não poderá, em hipótese alguma, ensejar a decretação de falência do empresário.
(B) O adquirente do estabelecimento empresarial responde pelas dívidas já existentes, desde que regularmente contabilizadas.
(C) Quanto às dívidas assumidas pelo adquirente, o alienante permanecerá como devedor solidário destes débitos pelo prazo de 2 (dois) anos.
(D) O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou o arrendamento do estabelecimento não precisa ser averbado no registro público de empresas mercantis.

O contrato de trepasse irregular não poderá, em hipótese alguma, ensejar a decretação de falência do empresário.
O adquirente do estabelecimento empresarial responde pelas dívidas já existentes, desde que regularmente contabilizadas.
Quanto às dívidas assumidas pelo adquirente, o alienante permanecerá como devedor solidário destes débitos pelo prazo de 2 (dois) anos.
O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou o arrendamento do estabelecimento não precisa ser averbado no registro público de empresas mercantis.
A) Somente a afirmativa II está correta.
B) Somente a afirmativa III está correta.
C) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

1-simulado-oab-1-fase-do-exame-38-cod-1442023586-compl54455
59 pág.

Oab Faculdade Santo AgostinhoFaculdade Santo Agostinho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O adquirente do estabelecimento empresarial responde pelas dívidas já existentes, desde que regularmente contabilizadas." Isso significa que, ao adquirir um estabelecimento empresarial, o comprador assume a responsabilidade pelas dívidas já existentes, desde que essas dívidas estejam devidamente registradas na contabilidade do estabelecimento. As outras alternativas estão incorretas: a alternativa A está errada porque o contrato de trepasse irregular pode sim ensejar a decretação de falência do empresário; a alternativa C está errada porque o prazo de responsabilidade do alienante pelas dívidas assumidas pelo adquirente é de apenas 1 (um) ano, e não 2 (dois) anos; e a alternativa D está errada porque o contrato de alienação, usufruto ou arrendamento do estabelecimento precisa sim ser averbado no registro público de empresas mercantis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais