Buscar

4) Em um dado loco existem dois alelos, A e B, com frequências iniciais de 0,35 e 0,65 respectivamente. Os valores adaptativos dos 3 genótipos são:...

4) Em um dado loco existem dois alelos, A e B, com frequências iniciais de 0,35 e 0,65 respectivamente. Os valores adaptativos dos 3 genótipos são:

WAA – 1,00 WAB – 1,00 WBB – 0,90

a) Em uma população de tamanho infinito, o que vai acontecer com a frequência do alelo A depois de um tempo infinito, na ausência de mutação? (1 ponto)

b) O que aconteceria com a frequência do alelo B se na primeira geração a frequência dele fosse 1,0? (1 ponto)

c) O que significa, na prática, dizer que o valor adaptativo de WBB é 0,9 e o de WAA é de 1,0? O que representam esses números (dizer apenas “os valores adaptativos” não vale!) E que tipo de seleção está atuando? (1 ponto)


Essa pergunta também está no material:

AD2 2016 1 evolução - sem gabarito
2 pág.

Evolução Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Em uma população de tamanho infinito, na ausência de mutação, a frequência do alelo A permanecerá constante ao longo do tempo. Isso ocorre porque a seleção natural não atua sobre a frequência dos alelos em uma população de tamanho infinito. b) Se na primeira geração a frequência do alelo B fosse 1,0, isso significa que todos os indivíduos da população possuem o alelo B. Nesse caso, na ausência de mutação e com seleção natural atuando, a frequência do alelo B permanecerá constante ao longo das gerações. c) O valor adaptativo de um genótipo representa a capacidade desse genótipo de sobreviver e se reproduzir em relação aos outros genótipos presentes na população. No caso, o valor adaptativo de WBB é 0,9, o que significa que os indivíduos com esse genótipo têm uma menor capacidade de sobrevivência e reprodução em comparação com os indivíduos com genótipo WAA, que possuem valor adaptativo de 1,0. Isso indica que está ocorrendo uma seleção desfavorável ao genótipo WBB, pois indivíduos com esse genótipo têm menor sucesso reprodutivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais