Buscar

Em datas celebradas publicamente nas chamadas efemérides, além dos debates de especialistas, pesquisadores, professores e professoras interessados,...

Em datas celebradas publicamente nas chamadas efemérides, além dos debates de especialistas, pesquisadores, professores e professoras interessados, o grande público é atingido, de uma maneira ou de outra, por informações, versões, exposições, narrativas, trabalhos, vídeos e uma miríade de produtos culturais que podem auxiliar na melhor compreensão de algumas questões, mas que têm também potencial para causar confusões, reforçar estereótipos e resultar em desinformação histórica, ou seja, na construção de opiniões sem base científica e que reforçam preconceitos e distorções que, por vezes, já foram superados há décadas. Dessa maneira, podemos considerar que:


a. As celebrações nacionais e efemérides são momentos em que aspectos da história dos povos ficam sempre melhor explicados para o grande público.
b. Todos os momentos de celebração na história do Brasil colaboraram para superar preconceitos e equívocos históricos.
c. Seria exagerado atribuir importância às efemérides, pois essas datas sempre são tão manipuladas que não podem ser estudadas.
d. As celebrações nacionais e efemérides são momentos em que alguns aspectos da história e da memória dos povos parecem ficar mais evidentes, mais distantes do grande público.
e. As celebrações nacionais e efemérides são momentos em que alguns aspectos da história e da memória dos povos parecem ficar mais evidentes, mais próximos do grande público.

Essa pergunta também está no material:

Questionário II Patrimônio memória e museus
11 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "As celebrações nacionais e efemérides são momentos em que alguns aspectos da história e da memória dos povos parecem ficar mais evidentes, mais próximos do grande público." Isso porque as efemérides são datas importantes que permitem que o grande público tenha acesso a informações, versões, exposições, narrativas, trabalhos, vídeos e uma miríade de produtos culturais que podem auxiliar na melhor compreensão de algumas questões históricas. No entanto, é importante lembrar que essas celebrações também podem reforçar estereótipos e resultar em desinformação histórica, por isso é necessário ter cuidado ao interpretar as informações apresentadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais