Buscar

Reglas para nombrar alcanos, alquenos, cicloalcanos, cicloalquenos y cicloalquinos aplicando el sistema IUPAC. Reglas para nombrar alcanos Reglas p...

Reglas para nombrar alcanos, alquenos, cicloalcanos, cicloalquenos y cicloalquinos aplicando el sistema IUPAC.
Reglas para nombrar alcanos
Reglas para nombrar alquenos
Reglas para nombrar cicloalcanos
Reglas para nombrar cicloalquenos
Reglas para nombrar cicloalquinos
La cadena más larga de átomos de carbono es la cadena principal y nos da el nombre básico del compuesto.
La cadena principal se numera empezando por el extremo más cercano a una ramificación.
Cada una de las ramificaciones se nombra por orden alfabético, indicando su posición con el número que corresponda al átomo de carbono al cual se encuentra unido.
El carbono 1 y 2 son los carbonos correspondientes al doble enlace.
Si tiene ramificaciones siempre los carbono 1 y 2 son los correspondientes al doble enlace. La dirección de la numeración se elige en la ramificación más cercana, en el caso de tener dos posibilidades se lo hace alfabéticamente.

Essa pergunta também está no material:

ada1_Quimica
27 pág.

Química Carlos E Castillo PerazaCarlos E Castillo Peraza

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para nomear alcanos, alquenos, cicloalcanos, cicloalquenos e cicloalquinos aplicando o sistema IUPAC, existem algumas regras básicas a serem seguidas: 1. Identifique a cadeia principal: é a cadeia mais longa de átomos de carbono na molécula e é a base para o nome do composto. 2. Numere a cadeia principal: comece a numeração a partir do extremo mais próximo de uma ramificação. Isso é importante para indicar a posição das ramificações na molécula. 3. Nomeie as ramificações: as ramificações são grupos de átomos de carbono ligados à cadeia principal. Elas devem ser nomeadas em ordem alfabética e indicar a posição do átomo de carbono ao qual estão ligadas. 4. Identifique os carbonos dobro e tripla ligação: se houver uma ligação dupla (alqueno) ou tripla (alquino) na molécula, os carbonos envolvidos devem ser numerados como carbono 1 e carbono 2. 5. Escolha a direção da numeração: se houver mais de uma possibilidade de direção para a numeração, escolha a direção que dê prioridade à ramificação mais próxima da cadeia principal. Se ainda houver empate, escolha alfabeticamente. Essas são apenas algumas das regras básicas para nomear alcanos, alquenos, cicloalcanos, cicloalquenos e cicloalquinos de acordo com o sistema IUPAC. Existem outras regras mais específicas para casos particulares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais