Buscar

Analise as assertivas abaixo, assinalando a alternativa que condiz com tal pensamento: I. A passagem do estado de natureza para a sociedade políti...

Analise as assertivas abaixo, assinalando a alternativa que condiz com tal pensamento:

I. A passagem do estado de natureza para a sociedade política ou civil, segundo Locke, é realizada mediante um contrato social, através do qual os indivíduos singulares, livres e iguais dão seu consentimento para ingressar no estado civil.
II. O livre consentimento dos indivíduos para formar a sociedade, a proteção dos direitos naturais pelo governo, a subordinação dos poderes, a limitação do poder e o direito à resistência são princípios fundamentais do liberalismo político de Locke.
III. A violação deliberada e sistemática dos direitos naturais e o uso contínuo da força sem amparo legal, segundo Locke, não são suficientes para conferir legitimidade ao direito de resistência, pois o exercício de tal direito causaria a dissolução do estado civil e, em consequência, o retorno ao estado de natureza.
IV. Os indivíduos consentem livremente, segundo Locke, em constituir a sociedade política com a finalidade de preservar e proteger, com o amparo da lei, do arbítrio e da força comum de um corpo político unitário, os seus inalienáveis direitos naturais à vida, à liberdade e à propriedade.
A) Por meio do contrato social, o homem adquire uma liberdade natural e um direito ilimitado.
B) O homem no estado de natureza é verdadeiramente senhor de si mesmo.
C) A obediência à lei que se estatuiu a si mesma é liberdade.
D) A liberdade natural é limitada pela vontade geral.
E) Os princípios, que dirigem a conduta dos homens no estado civil, são os impulsos e apetites.

Essa pergunta também está no material:

TESTE DE CONHECIMENTO FILOSOFIA JURÍDICA 05
4 pág.

Filosofia Juridica e Social Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A liberdade natural é limitada pela vontade geral. As assertivas apresentadas referem-se às ideias do filósofo inglês John Locke, que defendia a ideia de que a passagem do estado de natureza para a sociedade política ou civil se dá mediante um contrato social, no qual os indivíduos singulares, livres e iguais dão seu consentimento para ingressar no estado civil. Locke também defendia a proteção dos direitos naturais pelo governo, a subordinação dos poderes, a limitação do poder e o direito à resistência como princípios fundamentais do liberalismo político. No entanto, ele afirmava que a violação deliberada e sistemática dos direitos naturais e o uso contínuo da força sem amparo legal não são suficientes para conferir legitimidade ao direito de resistência, pois o exercício de tal direito causaria a dissolução do estado civil e, em consequência, o retorno ao estado de natureza. Por fim, Locke defendia que os indivíduos consentem livremente em constituir a sociedade política com a finalidade de preservar e proteger, com o amparo da lei, do arbítrio e da força comum de um corpo político unitário, os seus inalienáveis direitos naturais à vida, à liberdade e à propriedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais