Buscar

De acordo com o texto, no exercício do controle judicial, “o magistrado pode intervir e analisar qualquer ato, caso haja desrespeito a um princípio...

De acordo com o texto, no exercício do controle judicial, “o magistrado pode intervir e analisar qualquer ato, caso haja desrespeito a um princípio constitucional e ao interesse público”. Sobre o tema, é INCORRETO afirmar:


a) A Constituição Federal de 1988 consagra o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional, o qual assegura proteção judiciária contra lesão ou ameaça a direitos, inclusive em face do Poder Público.
b) O controle jurisdicional de atos da administração pública caracteriza-se como controle externo, exercido mediante prévia provocação, por juízes dotados de independência funcional.
c) O controle jurisdicional da administração, no ordenamento pátrio, organiza-se no sistema de jurisdição dupla, também denominado contencioso administrativo ou sistema de jurisdição administrativa.
d) Uma das consequências decorrentes do princípio da proteção judiciária situa-se na regra da não exigência de esgotamento da via administrativa para que se possa ingressar em juízo.
e) O respaldo constitucional conferido ao controle jurisdicional mais amplo sobre a atividade da administração não implica a substituição do administrador pelo juiz, encontrando limites, sob pena de afronta ao princípio da separação de poderes.

Essa pergunta também está no material:

73 pág.

Direitos Humanos e Direitos Humanos Fundamentais Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra b) O controle jurisdicional de atos da administração pública não é caracterizado como controle externo, mas sim como controle interno, exercido pelo Poder Judiciário. O controle externo é exercido pelo Poder Legislativo sobre a administração pública.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais