Buscar

d- Qual a relação entre: A aula de célula muscular e a de célula nervosa? (2,5 pontos) Neurônios e músculos se comunicam através das JUNÇÕES NEURO...

d- Qual a relação entre: A aula de célula muscular e a de célula nervosa? (2,5 pontos)

Neurônios e músculos se comunicam através das JUNÇÕES NEUROMUSCULARES.
As junções neuromusculares conectam o terminal do axônio de um neurônio motor com uma fibra muscular, e tem como papel principal converter o estímulo elétrico que viajou pelos neurônios em movimento através da estimulação das células musculares, levando a contração muscular.
Na aula de célula nervosa é descrito o processo de exocitose da acetilcolina.
Na aula de músculo a ligação da acetilcolina a seu receptor, a abertura de canais iônicos e a propagação do estímulo, até a contração muscular.

Essa pergunta também está no material:

AD2-BC2- Gabarito OFICIAL (1)
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A relação entre a aula de célula muscular e a de célula nervosa está na comunicação entre neurônios e músculos através das junções neuromusculares. Essas junções conectam o terminal do axônio de um neurônio motor com uma fibra muscular, permitindo a transmissão do estímulo elétrico do neurônio para a célula muscular. Esse estímulo é convertido em movimento através da estimulação das células musculares, resultando na contração muscular. Na aula de célula nervosa, é descrito o processo de exocitose da acetilcolina, que é liberada pelos neurônios nas junções neuromusculares. Já na aula de músculo, é abordada a ligação da acetilcolina ao seu receptor, a abertura de canais iônicos e a propagação do estímulo até a contração muscular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais