Buscar

2. A membrana mitocondrial interna é rica em um tipo específico de lipídeo: a cardiolipina. a) O que a cardiolipina tem de muito diferente dos outr...

2. A membrana mitocondrial interna é rica em um tipo específico de lipídeo: a cardiolipina. a) O que a cardiolipina tem de muito diferente dos outros lipídeos de membrana? (1,0) b) Que consequência isso tem para as características particulares da membrana mitocondrial interna? (1,5)

A cardiolipina é um fosfolipídio que contém quatro caudas de ácido graxo.
A cardiolipina é encontrada em maior quantidade na membrana mitocondrial interna do que em outras membranas biológicas.
A cardiolipina confere alta impermeabilidade da membrana mitocondrial interna aos íons.
a) A cardiolipina é um fosfolipídio que contém quatro caudas de ácido graxo, em vez das duas encontradas normalmente nos demais fosfolipídios. O grau de impermeabilidade da membrana mitocondrial interna, principalmente aos íons, é muito alto quando comparado a outras membranas biológicas.
b) A cardiolipina é um fosfolipídio que contém quatro caudas de ácido graxo, em vez das duas encontradas normalmente nos demais fosfolipídios. A alta quantidade de cardiolipina na membrana mitocondrial interna confere alta permeabilidade aos íons, permitindo a entrada e saída de íons livremente.
c) A cardiolipina é um fosfolipídio que contém quatro caudas de ácido graxo, em vez das duas encontradas normalmente nos demais fosfolipídios. A alta quantidade de cardiolipina na membrana mitocondrial interna confere alta permeabilidade aos íons, mas impede a entrada de moléculas grandes na mitocôndria.

Essa pergunta também está no material:

AD1 2014 1 BIOCEL 2 2014-01GABARITO-OFICIAL
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A cardiolipina é um fosfolipídio que contém quatro caudas de ácido graxo, em vez das duas encontradas normalmente nos demais fosfolipídios. O grau de impermeabilidade da membrana mitocondrial interna, principalmente aos íons, é muito alto quando comparado a outras membranas biológicas. b) A alta quantidade de cardiolipina na membrana mitocondrial interna confere alta impermeabilidade aos íons, o que significa que a membrana é menos permeável a essas substâncias. Isso é importante para a função da mitocôndria, pois permite a criação de um gradiente eletroquímico necessário para a produção de ATP durante a respiração celular. Além disso, a cardiolipina também está envolvida na organização e estabilidade das proteínas da membrana mitocondrial interna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais