Buscar

3 - (3 pontos) É muito comum que, no cultivo de células usadas em laboratórios, se adicione soro (geralmente bovino) ao meio de cultura em que as c...

3 - (3 pontos) É muito comum que, no cultivo de células usadas em laboratórios, se adicione soro (geralmente bovino) ao meio de cultura em que as células são mantidas. Responda: 1,5 ponto cada. a) Qual a função do soro no meio de cultura? b) Por que se usa soro e não plasma?

a) O soro possui nutrientes como aminoácidos, lipídeos, proteínas, co-fatores de enzimas, proteínas transportadoras de ferro, fatores de crescimento, entre outras moléculas que servem para suplementar o meio de cultivo das células estimulando o crescimento celular.
b) Porque o plasma apresenta anticoagulantes (fatores de coagulação) que podem interferir no desenvolvimento da cultura.

Essa pergunta também está no material:

AD1 2016-1 Biocel 1 - com gabarito
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ótimo! Vamos lá: a) A função do soro no meio de cultura é fornecer nutrientes essenciais para as células em crescimento. O soro contém aminoácidos, lipídeos, proteínas, co-fatores de enzimas, proteínas transportadoras de ferro, fatores de crescimento e outras moléculas que são necessárias para o desenvolvimento e multiplicação das células. b) O soro é utilizado em vez do plasma porque o plasma contém anticoagulantes, como fatores de coagulação, que podem interferir no crescimento e desenvolvimento das células em cultura. O soro é processado para remover esses anticoagulantes, tornando-o mais adequado para o cultivo celular. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais