Logo Passei Direto
Buscar

Fisiologia

Colégio Objetivo
A pressão arterial é controlada organicamente por mecanismos neurais e hormonais. Alterações na pressão arterial apresentam várias etiologias e são consideradas importantes clinicamente. Ao se tratar um paciente com alterações na pressão arterial o primeiro passo é estabiliar sua pressão, evitando outras complicações e posteriormente, identificar o mecanismo causador da alteração. Pacientes com lesões hipotalâmicas podem apresentar, dentre diversas alterações, a hipotensão. Assinale a alternativa que explica esta situação clínica.


a. O hipotálamo produz os corpúsculos de Herring que aumentam a pressão arterial.
b. O hipotálamo produz aldosterona que atua na reabsorção de sódio e água nos rins.
c. O hipotálamo produz angiotensina II que provoca eliminação de água pelos rins.
d. O hipotálamo produz o hormônio antidiurético, produzidos pelos núcleos paraventricular e supra-óptico, que aumenta a reabsorção de água pelos rins.
e. O hipotálamo produz aldosterona que atua na excreção de água e sódio pelos rins.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada alternativa: a. O hipotálamo produz os corpúsculos de Herring que aumentam a pressão arterial. Falso. Os corpúsculos de Herring não são produzidos pelo hipotálamo e não têm relação direta com o aumento da pressão arterial. b. O hipotálamo produz aldosterona que atua na reabsorção de sódio e água nos rins. Falso. A aldosterona é produzida pelas glândulas adrenais, não pelo hipotálamo. c. O hipotálamo produz angiotensina II que provoca eliminação de água pelos rins. Falso. A angiotensina II é formada a partir da angiotensina I, que é convertida pela enzima conversora de angiotensina (ECA) e não é produzida diretamente pelo hipotálamo. Além disso, a angiotensina II geralmente promove a retenção de água e sódio, não a eliminação. d. O hipotálamo produz o hormônio antidiurético, produzidos pelos núcleos paraventricular e supra-óptico, que aumenta a reabsorção de água pelos rins. Verdadeiro. O hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina, é produzido no hipotálamo e atua nos rins para aumentar a reabsorção de água, ajudando a controlar a pressão arterial. e. O hipotálamo produz aldosterona que atua na excreção de água e sódio pelos rins. Falso. Novamente, a aldosterona não é produzida pelo hipotálamo, mas pelas glândulas adrenais. Com base na análise, a alternativa correta é: d) O hipotálamo produz o hormônio antidiurético, produzidos pelos núcleos paraventricular e supra-óptico, que aumenta a reabsorção de água pelos rins.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa d. O hipotálamo produz o hormônio antidiurético, produzido pelos núcleos paraventricular e supra-óptico, que aumenta a reabsorção de água pelos rins. Isso pode levar a uma diminuição da quantidade de água eliminada na urina, resultando em hipotensão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Exames laboratoriais são muito solicitados para auxiliar o diagnóstico do paciente. O exame de urina fornece parâmetros gerais da saúde do paciente. É um exame simples e de baixo custo, o que facilita o seu pedido e execução. Ao analisar um exame de urina, em um exame de rotina, foi observado que a osmolaridade urinária está elevada, desta forma, o paciente está produzindo uma urina muito concentrada. Escolha a alternativa que apresenta uma alteração que explica a análise urinária apresentada.


Qual das alternativas apresenta um mecanismo que aumenta a taxa de filtração glomerular?


a. Vasoconstrição da arteríola aferente.
b. Aumento da pressão coloidosmótica glomerular.
c. Vasoconstrição da arteríola eferente.
d. Vasodilatação da arteríola eferente.

Onde ocorre a reabsorção da glicose no néfron?


a. No túbulo contorcido proximal.
b. No ramo ascendente da alça de Henle.
c. No túbulo contorcido distal.
d. No ramo descendente da alça de Henle.
e. No ducto coletor.

Qual é a causa do edema generalizado apresentado pelo paciente descrito?


a. Diabetes mellitus.
b. Insuficiência renal.
c. Hiperaldosteronismo.
d. Hipotireoidismo.
e. Doença de Addison.

Mais conteúdos dessa disciplina