Buscar

No Brasil, os chamados “novos movimentos sociais” emergiram na cena pública como resistência à ditadura militar de 1964, tendo como protagonistas n...

No Brasil, os chamados “novos movimentos sociais” emergiram na cena pública como resistência à ditadura militar de 1964, tendo como protagonistas novos sujeitos sociais. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.


a. Assumiram a frente das lutas de resistência de novos sujeitos sociais: artistas e intelectuais.
b. Receberam a denominação de novos pela composição etária de jovens militantes.
c. São movimentos que emergiram majoritariamente no meio rural.
d. Movimentos urbanos tiveram características como estabelecerem necessariamente uma unidade a partir do mundo do trabalho.
e. Sob a chancela de 'novos movimentos sociais', enquadra-se uma gama bastante heterogênea de articulação social: habitação, acesso a bens e transporte público, saúde, educação, segurança, além de movimento feminista e movimento negro.

Essa pergunta também está no material:

Classes sociais 1
19 pág.

Classes Sociais Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Sob a chancela de 'novos movimentos sociais', enquadra-se uma gama bastante heterogênea de articulação social: habitação, acesso a bens e transporte público, saúde, educação, segurança, além de movimento feminista e movimento negro. Os novos movimentos sociais surgiram como resistência à ditadura militar de 1964 e tiveram como protagonistas novos sujeitos sociais, que não se limitavam apenas aos trabalhadores urbanos, mas também incluíam outros grupos sociais que lutavam por seus direitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais