Buscar

Quais são as atribuições do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e dos Conselhos Regionais? E quais são as competências do engenheiro civil...

Quais são as atribuições do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e dos Conselhos Regionais? E quais são as competências do engenheiro civil?

O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura tem como atribuições: registrar profissionais, tomar conhecimento de dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais, julgar recursos de penalidades impostas pelos Conselhos Regionais, publicar relatório anual dos seus trabalhos e anular o registro de profissionais que não estejam de acordo com o decreto.
Ao presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura compete, além da direção do Conselho, a suspensão de qualquer decisão que o mesmo tome e lhe pareça inconveniente.
As atribuições dos Conselhos Regionais incluem: examinar requerimentos e processos de registro de licenças profissionais, examinar reclamações e representações escritas, fiscalizar o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor, publicar relatórios anuais de seus trabalhos, elaborar a proposta de seu regimento interno, expedir a carteira profissional, admitir a colaboração das de classe nos casos relativos à matéria das alíneas anteriores.
A renda dos Conselhos Regionais é constituída de dois terços da taxa de expedição de carteiras profissionais, dois terços das multas aplicadas conforme a alínea e do artigo anterior, doações e subvenções dos governos.
As competências do engenheiro civil incluem: trabalhos topográficos e geodésicos, estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de edifícios, estradas de rodagem e de ferro, obras de captação e abastecimento de água, obras de drenagem e irrigação, obras destinadas ao aproveitamento de energia e dos trabalhos relativos às máquinas e fábricas, obras relativas a portos, rios e canais e dos concernentes aos aeroportos, obras peculiares ao saneamento urbano e rural, projeto, direção e fiscalização dos serviços de urbanismo, engenharia legal, perícias e arbitramentos referentes à matéria das alíneas anteriores.
Os engenheiros civis diplomados segundo a lei vigente deverão ter aprovação em cadeiras específicas para exercerem funções específicas, como Engenheiro de Portos, Rios e Canais, Engenheiro Sanitário e Engenheiro de Secções Técnicas.

Essa pergunta também está no material:

436102806-Apostila-Do-Concurso-CREA-GO

Física Escola Colegio Estadual Barao Do Rio BrancoEscola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) tem como atribuições registrar profissionais, tomar conhecimento de dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais, julgar recursos de penalidades impostas pelos Conselhos Regionais, publicar relatório anual dos seus trabalhos e anular o registro de profissionais que não estejam de acordo com o decreto. Ao presidente do CONFEA compete, além da direção do Conselho, a suspensão de qualquer decisão que o mesmo tome e lhe pareça inconveniente. As atribuições dos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREA) incluem examinar requerimentos e processos de registro de licenças profissionais, examinar reclamações e representações escritas, fiscalizar o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor, publicar relatórios anuais de seus trabalhos, elaborar a proposta de seu regimento interno, expedir a carteira profissional, admitir a colaboração das de classe nos casos relativos à matéria das alíneas anteriores. A renda dos Conselhos Regionais é constituída de dois terços da taxa de expedição de carteiras profissionais, dois terços das multas aplicadas conforme a alínea e do artigo anterior, doações e subvenções dos governos. As competências do engenheiro civil incluem trabalhos topográficos e geodésicos, estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de edifícios, estradas de rodagem e de ferro, obras de captação e abastecimento de água, obras de drenagem e irrigação, obras destinadas ao aproveitamento de energia e dos trabalhos relativos às máquinas e fábricas, obras relativas a portos, rios e canais e dos concernentes aos aeroportos, obras peculiares ao saneamento urbano e rural, projeto, direção e fiscalização dos serviços de urbanismo, engenharia legal, perícias e arbitramentos referentes à matéria das alíneas anteriores. Os engenheiros civis diplomados segundo a lei vigente deverão ter aprovação em cadeiras específicas para exercerem funções específicas, como Engenheiro de Portos, Rios e Canais, Engenheiro Sanitário e Engenheiro de Secções Técnicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina