Buscar

Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no ...

Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica, podemos afirmar que:


As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade.
No campo da organização social e política, os gregos reproduziram as formas de organização social e de gestão do poder dos grandes impérios do Antigo Oriente Próximo.
No campo do conhecimento, os gregos evitaram todo e qualquer movimento de abstração reforçando o caráter prático dos saberes do cotidiano, herdados, principalmente, dos povos do norte da África.
A invenção do alfabeto pouco ou nada contribuiu para o desenvolvimento de um padrão de transcrição abstrata da palavra e do pensamento.
A invenção do calendário reafirmou, tão somente, as concepções míticas de tempo que marcaram a emergência do conhecimento filosófico.

Essa pergunta também está no material:

Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
1 pág.

Filosofia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica, podemos afirmar que: - As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade. (Incorreto. As navegações e transformações técnicas não foram os principais fatores que possibilitaram o nascimento da Filosofia na Grécia Arcaica.) - No campo da organização social e política, os gregos reproduziram as formas de organização social e de gestão do poder dos grandes impérios do Antigo Oriente Próximo. (Incorreto. Os gregos desenvolveram suas próprias formas de organização social e política, não reproduziram as dos impérios do Antigo Oriente Próximo.) - No campo do conhecimento, os gregos evitaram todo e qualquer movimento de abstração reforçando o caráter prático dos saberes do cotidiano, herdados, principalmente, dos povos do norte da África. (Incorreto. Os gregos foram pioneiros na busca por explicações racionais e abstratas sobre o mundo, não evitaram a abstração.) - A invenção do alfabeto pouco ou nada contribuiu para o desenvolvimento de um padrão de transcrição abstrata da palavra e do pensamento. (Incorreto. A invenção do alfabeto foi fundamental para o desenvolvimento da escrita e da transmissão de conhecimento abstrato.) - A invenção do calendário reafirmou, tão somente, as concepções míticas de tempo que marcaram a emergência do conhecimento filosófico. (Incorreto. A invenção do calendário não reafirmou concepções míticas de tempo, mas sim permitiu uma melhor organização temporal e o desenvolvimento de estudos astronômicos.) Portanto, nenhuma das alternativas apresentadas é correta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina