Buscar

(IFB 2017 Professor - Pedagogia - IFB [adaptado]) O currículo se refere aos programas e conteúdos de cada componente curricular e expressa os prin...

(IFB 2017 Professor - Pedagogia - IFB [adaptado]) O currículo se refere aos programas e conteúdos de cada componente curricular e expressa os princípios e metas do projeto educativo de uma instituição. Considerando uma perspectiva crítica do currículo, podemos compreender que:

O conhecimento estabelecido na organização curricular do currículo é neutro, cabe ao professor dar uma direção a esse conhecimento.
É importante evitar, sistematicamente, que situações ocorridas na escola tragam contextos diferentes daqueles que estão devidamente planejados e incluídos no currículo.
O currículo deve ser utilizado para a reprodução de uma visão de mundo hegemônica.
A organização curricular deve levar em consideração as relações entre os sujeitos e o espaço-tempo em que se situam.
O currículo é um documento formal e estabelecido pelo sistema educacional que deve ser seguido pelas instituições de ensino, pois visa uma igualdade educacional.
a
a
c
d
e

Essa pergunta também está no material:

curriculo escolar 1 simu
1 pág.

Currículo Escolar Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A perspectiva crítica do currículo compreende que o conhecimento estabelecido na organização curricular não é neutro, cabendo ao professor dar uma direção a esse conhecimento. Além disso, é importante considerar as relações entre os sujeitos e o espaço-tempo em que se situam na organização curricular. O currículo não deve ser utilizado para a reprodução de uma visão de mundo hegemônica. Por fim, o currículo não é apenas um documento formal estabelecido pelo sistema educacional, mas sim um instrumento que deve ser utilizado pelas instituições de ensino para promover uma igualdade educacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais