Buscar

Em relação à delimitação da educação formal e da educação não formal, podemos compreender que a escola é definida pelo aparato institucional do Est...

Em relação à delimitação da educação formal e da educação não formal, podemos compreender que a escola é definida pelo aparato institucional do Estado, enquanto a educação não formal, que ocorre fora dessa institucionalidade, é definida por exclusão. A pesquisa minuciosa/detalhada em torno das semelhanças e diferenças entre os espaços educativos (formal, informal e não formal) traz informações que nos dão uma visão em raio-X de como a sociedade científica percebe esses lugares socioculturais, que, de modo amplo, auxiliam-nos a compreender muitas coisas, dentre elas, a relação truncada entre a educação formal e a educação não formal. Fica a questão: “ser caracterizado pela exclusão”, o que isso significa? Os letramentos científico, tecnológico e cultural podem ajudar nesse processo? Como? Qual é o papel do pedagogo nesse campo minado de relação de forças? Após refletir sobre o enunciado, assinale a alternativa correta.


a. Essa discussão remete ao aparato estatal de retórica legal questionável, pois há contradições e conflitos que não permitem consensos em relação à educação não formal, uma vez que preconiza uma educação política, e o pedagogo pode romper o ciclo vicioso.
b. Diz respeito ao não lugar sociocultural da população excluída, pois ser caracterizado pela exclusão determina o não legalizado, em que o pedagogo precisa estar engajado com o enfrentamento à realidade, que se mantém à margem de diferentes culturas e seus saberes.
c. Problematizando as diferentes inteligências do letramento, precisamos reconhecer o processo em constante transformação que representa a correlação de forças assimétricas, em que o lugar/tempo da educação não formal é distinto, mas respeitado.
d. Quando o que nos caracteriza é uma dimensão que rotula e segrega, a oportunidade de reinvenção se abre como instrumento de luta e ressignificação a partir das diferentes linguagens, em que o pedagogo, a partir do diálogo institucional, rompe com a visão linear.
e. São muitos aspectos que caracterizam a educação não formal em distinção da formal e da informal. Isso é possível pela pesquisa e articulação entre letramento e educação científica: uma conquista histórico-social que dispensa qualquer reconhecimento estatal.

Essa pergunta também está no material:

espaços nao formais semana 7 corrigido
6 pág.

Pedagogia Universidade Virtual do Estado de São PauloUniversidade Virtual do Estado de São Paulo

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. Isso porque a exclusão é o que determina o não legalizado, ou seja, a educação não formal é definida por exclusão, já que ocorre fora do aparato institucional do Estado. O pedagogo precisa estar engajado com o enfrentamento à realidade, que se mantém à margem de diferentes culturas e seus saberes.

0
Dislike0
User badge image

Sara Júlia

Letra B
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina