Buscar

A vertente estruturalista dos estudos da língua é vista como insuficiente para os estudos da linguística variacionista, especialmente porque o estr...

A vertente estruturalista dos estudos da língua é vista como insuficiente para os estudos da linguística variacionista, especialmente porque o estruturalismo tem como foco a descrição estrutural da língua a partir da técnica sincrônica do discurso. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O linguista romeno Eugenio Coseriu defende que para compreendermos a língua, precisamos considerar as diversas normas que coexistem em uma mesma comunidade social, linguística e cultural.
II- Saussure utilizou o termo diacronia para opor-se à sincronia, esta última, foco de seus estudos. Esta é uma das razões pelas quais a linguística variacionista não está apoiada na vertente saussuriana de estudos da língua.
III- As contribuições da linguística variacionista servem para posicionarmo-nos contra o ensino da norma padrão, especialmente por não ser a representação dos registros da língua em sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Linguística Aplicada à Língua Portuguesa prova 2
6 pág.

Linguistica Aplicada A Lingua Portuguesa Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - As sentenças I e III estão corretas. A vertente estruturalista dos estudos da língua é insuficiente para os estudos da linguística variacionista, pois o estruturalismo se concentra na descrição estrutural da língua a partir da técnica sincrônica do discurso. A sentença I está correta, pois Eugenio Coseriu defende que para compreendermos a língua, precisamos considerar as diversas normas que coexistem em uma mesma comunidade social, linguística e cultural. A sentença II está incorreta, pois Saussure utilizou o termo diacronia para se referir à evolução histórica da língua, enquanto a sincronia é o foco de seus estudos. No entanto, a linguística variacionista não se baseia na vertente saussuriana de estudos da língua. A sentença III está correta, pois as contribuições da linguística variacionista servem para nos posicionar contra o ensino da norma padrão, especialmente por não ser a representação dos registros da língua em sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais