Buscar

Considerando a situação relatada, analise as seguintes afirmativas. I – A maior parte do oxigênio é transportado ligado à hemoglobina, e o monóxid...

Considerando a situação relatada, analise as seguintes afirmativas.

I – A maior parte do oxigênio é transportado ligado à hemoglobina, e o monóxido de carbono compete com o oxigênio poque tem maior afinidade da hemoglobina, o que explica a gravidade da situação relatada.
II – A ligação do monóxido de carbono com a hemoglobina leva a um acúmulo de oxigênio livre e a um aumento da saturação periférica de oxigênio, a qual pode ser medida de forma não invasiva pela oximetria de pulso.
III– Fatores que mudam a conformação da proteína hemoglobina ou sua afinidade com o oxigênio, como os níveis elevados de carboxihemoglobina da situação relatada, podem reduzir a saturação periférica de oxigênio.
IV – O contato com o monóxido de carbono presente no ar respirado afeta igualmente o transporte de oxigênio e de gás carbônico, pois ambos dependem da quantidade de moléculas de hemoglobina dos eritrócitos.
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Integradora 4-1
17 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "a) I e III". A afirmativa I está correta, pois o monóxido de carbono compete com o oxigênio pela ligação com a hemoglobina, o que pode levar a uma redução na quantidade de oxigênio transportado. A afirmativa III também está correta, pois fatores que alteram a conformação da hemoglobina ou sua afinidade com o oxigênio podem afetar a saturação periférica de oxigênio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais