Buscar

APG 17 - Síndromes cerebelares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APG 17 – SÍNDROMES CEREBELARES
Manifestações clínicas das Síndromes Cerebelares (GERAL): Os sinais de disfunção cerebelar podem ser agrupados em três classes: distúrbios vestibulocerebelares, ataxia cerebelar ou decomposição do movimento e tremor cerebelar. Esses distúrbios ocorrem do lado do dano cerebelar e são causados por defeito congênito, acidente vascular ou crescimento tumoral. O monitoramento visual de movimento não consegue compensar os defeitos do cerebelo, e a anormalidade nos movimentos acontece tanto com os olhos abertos quanto fechados.
Danos na porção cerebelar associada ao sistema vestibular resultam em dificuldade ou incapacidade para manter uma postura firme do tronco, que normalmente requer movimentos constantes de reajuste. Isso é uma forma de instabilidade do tronco, chamada ataxia do tronco, e pode ser tão grave que impossibilita ao indivíduo ficar em pé. Também pode ser afetada a capacidade de fixar os olhos em um ponto determinado. O resultado é o reajuste conjugado e constante do posicionamento do olho, chamado nistagmo, que torna a leitura extremamente difícil, especialmente quando os olhos são desviados para o mesmo lado em que ocorreu o dano cerebelar.
Ataxia e tremor cerebelar são aspectos diferentes de defeitos nas funções de correção contínuas e suaves. A distaxia cerebelar ou, se grave, a ataxia é caracterizada por uma decomposição do movimento, em que cada componente sucessivo de um movimento complexo se dá separadamente, em vez de ser composto em uma suave sucessão de ações. Como o etanol afeta especificamente a função cerebelar, pessoas embriagadas frequentemente apresentam marcha cambaleante e instável. Movimentos alternados rápidos como supinação-pronação-supinação das mãos são irregulares e realizados lentamente. O movimento de se esticar para tocar um objeto se divide em pequenos componentes sequenciais, cada um deles ultrapassando o limite desejado, seguido de hipercorreção. O dedo se move bruscamente em direção ao alvo, erra, corrige em outra direção e falha mais uma vez, até que o objeto seja finalmente alcançado. Isso é chamado dismetria. A esclerose múltipla (EM) é a causa mais comum de ataxia cerebelar.22 Em até 26% das crianças em idade pré-escolar, pode ocorrer ataxia cerebelar pós-infecciosa aguda com história prévia de varicela.
Tremor cerebelar é um movimento rítmico de vaivém de um dedo da mão ou do pé, que piora à medida que o objeto se aproxima. O tremor resulta da incapacidade do sistema cerebelar danificado de manter a fixação sustentada de uma parte do corpo e de fazer leves correções contínuas na trajetória do movimento; dá-se a correção excessiva do movimento, primeiro para um lado e depois para o outro. Muitas vezes, pode ser detectado o tremor de um braço ou uma perna durante o início de um movimento pretendido. O termo comum para o tremor cerebelar é tremor intencional. É possível avaliar a função do cerebelo à medida que se relaciona com o tremor quando se pede à pessoa que toque com o calcanhar o joelho oposto, que deslize suavemente os dedos dos pés ao longo da parte de trás da perna oposta ou que toque o nariz com o dedo.
A função cerebelar é capaz também de afetar as habilidades motoras da mastigação e deglutição (disfagia) e da fala (disartria). A fala normal precisa de um controle suave dos músculos respiratórios e de um controle altamente coordenado dos músculos da laringe, lábios e língua. A disartria cerebelar se caracteriza por fala lenta, arrastada e que varia de intensidade continuamente. Técnicas de fonoaudiologia podem fornecer meios de reabilitação, como aprender a diminuir a velocidade da fala e compensar, tanto quanto possível, pelo emprego de músculos menos comprometidos pela doença.
TRATAMENTO INTOXICAÇÃO ENDÓGENA: O suporte vital ao paciente deve ser priorizado. Caso a substância tenha sido ingerida: O carvão ativado, a lavagem gástrica e a alcalinização da urina foram as formas de tratamento mais encontradas, sendo a hemodiálise, a hemoperfusão e a infusão de lipídios alternativas terapêuticas. Além disso, listou-se os principais antídotos conhecidos para algumas intoxicações específicas. 
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando